20 junho, 2011

Texto: gênero Carta

Produção de texto ( Cartas)
Incentivar os alunos a usar a carta como meio de comunicação. Se alguém da família não souber escrever, oferecer-se para ser o “escriba” – aquele que escreve para outros. Se for possível, assistir com os alunos ao filme “Central do Brasil“.

Leitura e interpretação
1) Você já escreveu uma carta para alguém? Já recebeu alguma carta?

2) Como você considera a comunicação através de cartas na era da tecnologia?

3) Assistiu a algum filme, no último mês?

Leia as cartas e responda:
Campinas, 01 de setembro de 2002.
Querida Joana.
Estou com muitas saudades de você. Não vejo a hora do feriado chegar para estarmos juntos. Eu vou adorar ficar uns dias aí com vocês. Só de pensar nos passeios que faremos já fico ansiosa. Organize com a turma bons passeios. Também quero ir ao cinema, assistir aquele filme brasileiro que está em cartaz (dizem que é ótimo). Antes que eu esqueça, o meu endereço mudou. Anote em um lugar seguro para não perdê-lo:
Rua Presidente Prudente, 200
Campinas – São Paulo/SP
CEP 04134.048
                        Um beijo, Marcela


Ribeirão Preto, 03 de setembro de 2004.
Querida amiga.
Estou esperando ansiosa. Já contei para a turma que você está chegando. Ficaram muito felizes e já
combinamos muitas coisas para fazer. Não vai dar tempo para tudo o que foi planejado.
Beijinhos,
                        Mariana.


4) Por que Marcela estava com pressa de o feriado chegar?
5) O que ela queria fazer quando estivesse junto à amiga?

Escreva uma carta a um colega de classe. Professor, incentive o intercâmbio das cartas entre seus alunos. Pode ser entre as turmas ou com alunos de outras escolas.






Um comentário: