O Chicote
Para que idade? A partir dos 8 anos.
Quantos podem brincar? Desde 5 jogadores.
De que precisamos? De nada.
Como é que se joga?
Tira-se a sorte para ver quem será a cabeça do chicote (o primeiro jogador
que forma o chicote). Escolhe-se um lugar para ser a casa.
O jogo começa quando a cabeça do chicote sai de sua casa para apanhar
os outros jogadores. Cada vez que apanha um, este faz parte do chicote,
agarrando-se com uma mão aos jogadores que o formam.
Se os jogadores do chicote se separam, têm de voltar para “casa” e tornar
a agarrar-se. Só a cabeça do chicote pode apanhar os outros jogadores;
os que estão agarrados podem impedir-lhes a passagem, mais nada.
O jogo acaba quando todos os jogadores fazem parte do chicote e não há
nenhum livre.
O Chicote
Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86.
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Ficha de Leitura
1. Qual o objetivo do texto?
2. Que características indicam que o texto descreve um
procedimento?
3. Pela descrição, quem não conhecia esse jogo, aprende a brincar
de Chicote?
4. Para que tipo de leitor foi escrito esse texto?
5. Faça um quadro indicando:
a) As partes do texto.
b) O que cada parte contém.
c) A função de cada parte.
6. Qual é a parte principal do texto? Por quê?
7. Qual é o objetivo do jogo O Chicote?
8. Como se sabe quando o jogo termina?
9. Alguma parte do texto pode ser retirada? O que aconteceria, se
algo faltasse?
1 Leia as palavras de cada par, da forma como estão
escritas:
Compreensão
2 Conheça a regra de acentuação mais fácil de todas:
Regra: Acentuar todas as palavras com a antepenúltima sílaba forte.
Exemplos: sílaba, última, penúltima, antepenúltima, Fátima, ótimo,
péssimo, fantástico
Dica Diga o que ele confundiu ou qual regra ele não conhecia.
Procure nas leituras deste livro 10 palavras:
a) com a antepenúltima sílaba forte;
b) com acento.
3 Agora você vai inventar um jogo. Complete o que falta e
depois jogue com seus colegas.
Nome do jogo: (invente o nome)
Objetivo: escrever as palavras corretamente.
Material necessário: palavras com a antepenúltima sílaba forte
(proparoxítonas).
a) Invente o nome do jogo.
b) Estabeleça o objetivo.
c) Escolha o material necessário nas leituras deste livro.
d) Escreva as regras.
e) Jogue com os seus colegas.
4 O texto abaixo foi escrito por um aluno que ainda não
aprendeu a escrever direito. Leia o que ele escreveu, da
forma como está escrito.
Oje estamos no mês di abriu. Fíz miu planos para esti anu. Vô aprendê
a lê e escrevê direitinhu, quando chegá no fi nar du ano eu quero sabê
tudu e passá com déis. Todo mundu vai tirá o chapel para mim. Eu voo
ser o sabi tudu, du tipu falô-levô.
a) Reescreva o texto no seu caderno corretamente.
b) Explique por que esse aluno cometeu os seguintes erros:
Di, esti, fíz, anu, lê, direitinhu, du, voo, falo.
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Sem pé nem cabeça.
Minhoca na cabeça.
Perder a cabeça.
5 Observe as frases:
Eu gosto.
Eu gosto de brincar.
a) A frase “eu gosto” tem sentido?
b) O que falta na 1ª frase, para ela ter sentido?
Dica Que pergunta você precisa responder para completar
a frase?
Ao pé da letra
6 Quem gosta, gosta de alguma coisa. Eu gosto de
brincar. Observe agora:
Eu ganhei. A frase não faz sentido. Ganhei o quê? Ganhei um presente.
Ganhei de quem? Ganhei do outro time.
Ela perdeu. Perdeu o quê? Perdeu o jogo, perdeu a bola.
Muitos verbos precisam de outras palavras para completar o sentido.
Copie as frases abaixo. Depois, sublinhe as palavras que completam o
sentido do verbo.
a) Meu time perdeu o jogo.
b) Descobri o segredo do jogo.
c) Inventei uma nova regra.
d) Fiz meu dever de casa.
e) Gosto de jogar “chicote”.
7 As palavras que você sublinhou no exercício 6 são
chamadas de objeto . Elas completam o sentido do
verbo. Sem elas, a frase fica sem sentido.
Complete as frases abaixo, no seu caderno, para que elas tenham
sentido:
a) Quem gostaria?
b) Elas escolheram.
c) Eu não escrevi.
d) Nós vamos inventar.
8 Agora observe o que acontece com essas frases:
As meninas venderam para as vizinhas.
Elas usavam no cabelo.
Os meninos tiraram nas duas vezes.
a) Essas frases têm sentido?
b) As palavras em itálico se referem a quais palavras?
c) Essas palavras em itálico ajudam a dar sentido a essas frases?
d) O que está faltando nas frases?
9 Algumas palavras completam o sentido do verbo: elas
são chamadas de objeto . Observe o que acontece:
10 Observe o que acontece com as frases:
João machucou Pedro.
Pedro machucou João.
a) Qual é o sujeito na 1ª frase?
b) Qual é o objeto na 1ª frase?
c) O que acontece se mudarmos a ordem da frase? O sentido muda?
d) A ordem das palavras na frase é importante?
Só a cabeça do chicote pode apanhar os outros jogadores.
Só a cabeça do chicote pode apanhar jogadores.
Só a cabeça do chicote pode apanhar outros jogadores.
Só a cabeça do chicote pode apanhar os jogadores.
a) Explique o sentido de cada frase.
b) É diferente dizer: apanhar outros jogadores de apanhar os outros
jogadores?
c) A palavra “os” modifica a palavra “outros” ou a palavra “jogadores”?
O que significa dizer que ela modifica? Como ela modifica?
d) A palavra “outros” modifica qual palavra?
11 Leia as frases abaixo e observe o que acontece com o
objeto .
O menino comprou uma bola.
Uma bola comprou o menino.
a) É possível trocar a ordem nessa frase?
b) O que acontece se a ordem for trocada?
12 Agora veja o que acontece:
Pitucha e Pedroca foram à loja. Viram uma peteca e uma bola.
Pitucha comprou a bola. A peteca, comprou o menino.
a) O que o menino comprou?
b) A frase: “A peteca, comprou o menino” faz sentido?
c) O que dá sentido a essa frase?
13 Reescreva as frases abaixo mudando a ordem das
palavras. Reescreva apenas de forma que a frase faça
sentido.
a) Terezinha passou a bola para a menina da frente.
b) Helena deu um passe para o Tiago.
c) Juliana ficou de fora da bela jogada.
d) O capitão do time comprou uma taça para entregar ao campeão no dia
do jogo.
14 Os acessórios indicam detalhes: onde, como, quando
etc. Observe:
João jogou bola com os colegas.
João jogou bola de pijama.
João jogou bola na rua.
João jogou bola sem boné.
João jogou bola até anoitecer.
a) Copie essas frases no caderno.
b) Faça setas ligando os acessórios às palavras que eles
complementam.
c) Sublinhe as palavras que ligam.
d) Diga o que essas palavras indicam (tempo, como, quando etc.).
15 Observe que os acessórios podem trocar de lugar.
Mas nem sempre a frase fica com o mesmo sentido.
a) Reescreva cada frase do exercício 13 de várias maneiras.
b) Marque um X nas frases que fi cam com o mesmo sentido.
16 Leia o texto O Chicote e responda no seu caderno:
a) Esse jogo é para que idade?
b) Quantos jogadores podem participar?
c) Quais são as regras do jogo?
d) Qual o objetivo do jogo?
17 Reescreva no seu caderno como se joga O Chicote.
Continue as frases abaixo:
Primeiro, ... / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Escolhe-se... / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Para começar o jogo ... / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Quando apanha um jogador ... / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Quando os jogadores se separam ... / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Para terminar o jogo ... / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Para lembrar
O objeto complementa o sentido do verbo. A frase sem objeto
fi ca sem sentido completo.
Os acessórios acrescentam detalhes à frase. A frase tem sentido
completo sem os acessórios.
18 Copie os jogos abaixo no seu caderno e complete com
as informações que faltam.
Nome do jogo: (se você não souber, pode inventar)
Número de participantes:
Material necessário:
Como jogar: Uma pessoa fica olhando sem parar para a outra; a
primeira que piscar, perde!
Objetivo do jogo:
Nome do jogo: (se você não souber, pode inventar)
Número de participantes:
Material necessário:
Como jogar: Um pegador é escolhido e seus olhos vendados. Então
todas as luzes são apagadas e o pegador vai atrás das pessoas
no escuro. Quando o pegador encostar em alguém ele deve dizer:
“O gato mia” e a pessoa que foi pega deve miar. Pelo “miau” da pessoa,
o pegador deve descobrir quem é. Se acertar, a pessoa encontrada
será o pegador, se errar ele repetirá a partida.
Objetivo do jogo:
19 Escolha um jogo que você goste de jogar.
a) Escreva as características do jogo, seguindo as perguntas:
• Quantos jogadores podem participar?
• De que material os jogadores vão precisar?
• Qual o objetivo do jogo?
b) Copie o quadro abaixo no caderno e complete as informações.
Nome do jogo: / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Número de jogadores: / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Material necessário: / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
Objetivo (como ganhar): / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / /
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CIRANDA CIRANDINHA
Ciranda , cirandinha,
vamos todos cirandar,
vamos dar a meia volta,
volta e meia vamos dar.
O anel que tu me deste,
era vidro
e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
era pouco e se acabou.
Ciranda, cirandinha,
vamos todos cirandar,
vamos dar a meia volta,
volta e meia vamos dar.
Por isso Dona Rosa,
entre dentro dessa roda,
diga um verso bem bonito,
diga adeus e vá embora!
Cantiga popular
Poema
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