27 maio, 2011

Atividade de Literatura - 2° ano -Romantismo em Portugal

1)( INIP-SP) Assinale a alternativa não-aplicável à poesia romântica;a) O artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica.
b) O importante é o culto da forma, a arte pela arte.
c) A poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa.
d) Enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo.
e) A linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.
com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No

2)(FMU-FIAM-FAAM-SP) O homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No Romantismo, a natureza aparece como:
a) Um cenário cientificamente estudado pelo homem: a natureza é mais importante que o elemento humano.
b) Um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta em busca de sua realização.
c) Um cenário sem importância nenhuma; é apenas um pano de fundo para as emoções humanas.
      d) Confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
e) É um cenário idealizado onde todos são felizes e os poetas são pastores.

3)Não é próprio do Romantismo:
(      )Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore;
(      )Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos;
(      )Explorar assuntos ligados à Antiguidade clássica, imitando-lhe os poetas e prosadores;
(      )Valorizar temas fúnebres e soturnos.

4) "Deus! Oh, Deus! Onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrelas tu t'escondes Embuçado no céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... Onde estás, senhor Deus?..."
Esta é a primeira estrofe de um poema que é exemplo de:
(      )Lirismo subjetivo, marcado pelo desespero do pecador arrependido.
(       )Lirismo religioso, exprimindo o anseio da alma humana em procura da divindade.
(      )Lirismo romântico de tema político-social, exprimindo o anseio do homem pela liberdade.
(       )Romantismo nacionalista repassado da saudade que atormenta o poeta do exílio.

5) (FUVEST – 2001)  

Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

 Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:

a) ironia romântica
b) tendência romântica
c) melancolia romântica
d) aversão dos românticos à natureza
e) fuga romântica para o sonho

6) Faça a correspondência necessária:
  a) Se corresponder a autor da 1ª geração romântica portuguesa (resíduos clássicos).
   b) Se corresponder a autor da 2ª geração romântica (ultra-romantismo).
   c) Se corresponder a autor da 3ª geração romântica (antecipações realistas).
      (   ) Camilo Castelo Branco       (   ) Soares Passo
      (   ) Júlio Dinis                         (   ) João de Deus
      (   ) Alexandre Herculano          (   ) Garrett  
          
7) Identifique a característica romântica predominante na poesia a seguir:

Quero morrer! Este mundo
Com seu sarcasmo profundo
Manchou-me de lodo e fel!
Minha esperança esvaiu-se
Meu talento consumiu-se
Dos martírios ao tropel!

8) O Romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual é essa classe?
a) burguesia        b) senhores feudais

c) nobreza      d) escravo      e) fazendeiro

9) Quais são as características do romance Camiliano?
_______________________________________________
_______________________________________________
10) Comente o momento histórico do Romantismo em Portugal:___________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11) FUVEST-SP) Qual o autor considerado o mestre da novela passional portuguesa? Indique o século e o movimento literário em que se situa a obra.
__________________________________________

77 comentários:

  1. cader as respostas ass poke do 1 ano

    ResponderExcluir
  2. Tem como passar-me o gabarito!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. pode enviar-me pelo e-mail aparecida_alisson@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Thayla. Você ja recebeu o email com o gabarito dessa atividade do Romantismo? se tiver recebido por favor repasse para mim. estoou precisando com urgência. Obrigada meu email...silvia.gemeos2014@gamil.com

      Excluir
    2. por favor me mande o gabarito!!
      para o email paloma.kogake@gmail.com

      Excluir
    3. oi poderia me mandar o gabarito ? grata desde já keziaalmeida06@gmail.com

      Excluir
    4. Olá voce pode me enviar o gabarito ?

      Excluir
  4. Por favor, se for possível, envie o gabarito para elienibrandao@gmail.com . Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Por favor, envie o gabarito para elienibrandao@gmail.com . obrigada

    ResponderExcluir
  6. Por favor, envie o gabarito para hagatasalim@hotmail.com
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  7. por favor, envie o gabarito para Davirodriguesvieira@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. por favor, envie o gabarito para camila_carime@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. por favor, envie o gabarito para camila_carime@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Por favor envie o gabarito para Eduardolimax3@live.com

    ResponderExcluir
  11. por favor me envie o gabarito para mar-bonini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Evie o gabarito para luantalves95@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de receber o gabarito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. favor enviar o gabarito para silvia.gemeos2014!@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. email corrigido...por favor enviar para silvia.gemeos2014@gmail.com esse é o email correto. por favor enviar o quanto antes. obrigada

    ResponderExcluir
  16. Por favor, pode me enviar o gabarito através desse email?
    liaravgp@gmail.com
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  17. Alguém tem o gabarito?

    ResponderExcluir
  18. Excelente!
    Favor enviar gabarito para
    isleidejerico@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Enviar respostas para smncarreira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Mande o gabarito para esse email por favor?
    gidelimasilveira@hotmail.com
    Obrigada desde já! :)

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelos exercícios!
    Envie-me o gabarito, por favor!
    Obrigada!
    rosanaguizi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Envie-me o gabarito, por favor! augustogazzaneo.andre@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Por favor! Me envie o gabarito...
    thatylayla_lscl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Por favor me envia o gabrito no email Leticiasouza4321@yahoo.com

    ResponderExcluir
  25. Quero o gabarito. Pf manda aq no site msm

    ResponderExcluir
  26. Me manda as resposta por email
    naramaria021@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria do gabarito, por favor. cristianemoura.rj@gmail.com

      Excluir
  27. Por favor, enviar gabarito para mmdiska@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  28. Por favor, me envie o gabarito! Adorei a atividade!

    ResponderExcluir
  29. por favor, envia o gabarito na moral, alguém.tenho que fazer um teste sobre esse assunto amnh. Mande o gabarito para; evangelistaga3riel@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Poderia me enviar o gabarito por favor!

    ResponderExcluir
  31. preciso do gabarito pff
    URGENTE

    lucaszatti01@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. preciso do gabarito
    fabianacmanzoli@icloud.com

    ResponderExcluir
  33. Por favor, mandar o gabarito no seguinte e-mail: amanda-rolon1924@Hotmail.com.
    Ainda hoje se puder.
    Grata desde já.

    ResponderExcluir
  34. por favor, pode manda o gabarito por e-mail:
    laryssavitoria5544@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Por favor, envie o gabarito por e-mail: mayaraelen122@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Por favor mim envia o gabarito.... dudateixeira0403@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Respostas
    1. Gostei muito desta atividade. Gostaria que me enviassem o gabarito.
      E-mail: leterodrigues2009@hotmail.com

      Excluir
  38. Gostaria de pedir o gabarito,por favor! As questões sõ ótimas! prof.soninhaport158@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Po gentileza, poderia me enviar o gabarito?
    alinekstilho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de receber o gabarito pelo email.
    profa.victoriatrindade@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de receber o gabarito com urgência.
    nazarefelipenayra@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Gostaria de receber o gabarito com urgência.
    reniproenca23.07.98@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Queria as respostas dessas atividades.

    ResponderExcluir
  44. Alguém pode me manda o gabarito prfv

    ResponderExcluir
  45. ME MANDA O GABARITO, POR FAVOR. MMSOARES.2007@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  46. MANDA-me O GABARITO POR ESSE EMAIL
    anakamillacosta951@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. passe o gabarito : criis_coca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Pssar o gabarito ai por favor

    ResponderExcluir
  49. Manda o gabarito pra mim
    (98)981827894

    ResponderExcluir