Texto para leitura e compreensão/Interdisciplinar
A ÁGUA
A Terra possui 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água (só para você entender melhor, 1 quilômetro cúbico tem 1 milhão de litros de água). Se toda a água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber. Desse total, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada. Tire daí a água congelada e sobram apenas, 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos.
1. Qual é o título do texto?
...........................................................................................................................................................................
2. Qual o nome do nosso planeta?
2. Qual o nome do nosso planeta?
...........................................................................................................................................................................
3. Quanto de água existe no planeta?
3. Quanto de água existe no planeta?
........................................................................ .......................................................................
4. Na comparação, da água na garrafa, qual a quantidade de água disponível para as pessoas?
4. Na comparação, da água na garrafa, qual a quantidade de água disponível para as pessoas?
...............................................................................................................................................
5. Observe a quantidade de água salgada e a quantidade de água doce. Qual existe em maior quantidade no nosso planeta?
......................................................... .................................................................................................................
6. A água doce que não está congelada forma os rios, ............................................ e.....................................
7.O que você acha que vai acontecer se as pessoas não começarem a economizar água?
.................................................................................................................................................................
8. Se acabar toda a água doce própria para o consumo humano, o que vai acontecer com as pessoas?
8. Se acabar toda a água doce própria para o consumo humano, o que vai acontecer com as pessoas?
...............................................................................................................................................................
9. A palavra Terra, está escrita com a primeira letra maiúscula porque se refere ao nosso planeta. Quando ela se referir ao solo, ao chão que pisamos, ela deve ser escrita com letra minúscula. Leia as frases abaixo e complete com Terra ou terra:
a)O planeta.................................está sendo destruído pelo homem.
b) A ..............................estava molhada pois choveu muito ontem.
c) A .............................é um dos nove planetas do sistema solar.
d) Não brinque com...................................suja, meu filho!
9. A palavra Terra, está escrita com a primeira letra maiúscula porque se refere ao nosso planeta. Quando ela se referir ao solo, ao chão que pisamos, ela deve ser escrita com letra minúscula. Leia as frases abaixo e complete com Terra ou terra:
a)O planeta.................................está sendo destruído pelo homem.
b) A ..............................estava molhada pois choveu muito ontem.
c) A .............................é um dos nove planetas do sistema solar.
d) Não brinque com...................................suja, meu filho!
10. Escreva uma frase conscientizando as pessoas a respeito da importância da água.Para isso, faça uso dos elementos coesivos e da pontuação adequada.
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
PROFESSORA:
1) Peça aos alunos que realizem leitura silenciosa do texto;
2) Enquanto os alunos fazem a leitura, passe o texto no quadro e explique aos alunos que eles devem observar a diferença entre a letra de imprensa utilizada no texto do caderno e a letra manuscrita com a qual o texto está sendo escrito no quadro.
3) Realize a leitura coletiva em voz alta do texto no quadro;
4) Tire as dúvidas ortográficas como g +u+a que se lê gua, entre outras.
5) Realize a interpretação oral de cada parágrafo para que os alunos entendam bem as informações do texto;
6) Peça aos alunos que realizem as atividades escritas;
7) Corrija no quadro as respostas de cada questão e peça aos alunos que observem se escreveram corretamente em seus cadernos, se não esqueceram letras etc;
Integração do conteúdo com a Matemática
1) Desenhe no quadro um retângulo e divida-o em 10 quadradinhos.
2) Explique que aquele retângulo vai representar toda a água do planeta.
3) Encontre com os alunos no texto as quantidades de água salgada e água doce. As representações serão aproximadas: 97% serão 9 quadradinhos pintados. O décimo quadradinho divida em dez partes e tome 7. O restante deixe em branco para que os alunos percebam que é a água doce.
4) Para fixar o conteúdo, imagine outras representações de porcentagem com o mesmo sistema de representar em um retângulo dividido em 10 quadradinhos. Pinte as porcentagens abaixo: 50% 30% 40% 60% 10%
5) Ao final dessa atividade explore a maior quantidade pintada. Qual o valor da metade dos quadrados pintados. Qual representa mais da metade, qual representa menos da metade, etc.
6) Proponha usando meia folha de caderno quadriculado colando-a no caderno do Meio Ambiente a pintura das porcentagens exatas como as realizadas no quadro e outras: 10%- 30%- 80%-
Situações problema:
1. A) A professora foi ao supermercado comprar água mineral. Cada litro de água custava 2 reais. Ela comprou 3 litros. Quantos reais ela gastou?
B) Pagando com uma nota de 10 reais, quanto ela recebeu de troco?
C) Quantos litros de água ela poderia ter comprado com o troco?
2. Com cada litro de água, a professora pôde encher 5 copos. Quantos litros de água ela precisaria para encher 10 copos?
3. Liana tomou 2 copos de água pela manhã, 1 copo de água durante o almoço e 1 copo de água antes de dormir. Quantos copos de água ela tomou naquele dia?
4. Juliano comprou 1 litro de refrigerante e encheu com ele cinco copos. Micheli, Valdecir e Anatoly tomaram 1 copo cada um e Juliano tomou o que sobrou. Quantos copos ele tomou?
5. Na festa de aniversário da Letícia, cada convidado poderia tomar 2 copos de refrigerante. Sabendo que na festa compareceram 20 colegas, quantos copos de refrigerantes foram servidos?
6. Na escola durante o recreio, foi servido suco com bolacha. Com cada litro de suco a merendeira serviu 5 crianças. Sabendo que havia 50 crianças na fila, quantos litros de suco foram usados?
7. Um supermercado fez uma promoção. Cada refrigerante de 2 litros estava custando 1 real. O Willian resolveu aproveitar a promoção e comprou 3 refrigerantes. Quanto ele gastou?
8. Comprando 3 refrigerantes de 2 litros cada um, quantos litros de refrigerante ele comprou?
9. Se 1 litro enche 5 copos: 2 litros encherão................copos 3 litros encherão................copos 4 litros encherão................copos 5 litros encherão................copos
As turmas de terceira e quarta série realizaram as mesmas atividades descritas acima. Na seqüência algumas frases produzidas pelos alunos alertando sobre a importância da água.
Parabéns, Otimas atividades. Foram muito utéis na minha regencia.
ResponderExcluirParabéns, adoooorei as atividades e a orientação.
ResponderExcluirExcelente!!!
ResponderExcluir