04 setembro, 2009

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5° ANO

Texto - letra de música / em forma de poesia.
Título: A felicidade (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes – 1959)
Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranqüila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor
A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
Pra tudo acabar na quarta-feira.
Tristeza não tem fim
Felicidade sim.
A felicidade é como uma pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar
A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite
Passando, passando
Em busca da madrugada
Prá que ela acorde alegre como o dia
Oferecendo beijos de amor
Tristeza não tem fim
Felicidade sim.
Essa letra foi tirada do site: eaprender.com.br
www.tomjobim.
Atividades sugeridas
Leitura interativa
Ler a letra da música com os alunos e tecer breves comentários sobre os autores
da música. Antonio Carlos Jobim compôs a música, e Vinicius de Moraes, que era
poeta, escreveu a letra.
Trabalho em grupo
Dividir a classe em quatro grupos.
Pedir que façam um trabalho de pesquisa na internet:
1º grupo - redigir uma biografia resumida de A.C.Jobim;
2º grupo - escrever uma biografia resumida de Vinicius de Moraes;
3º grupo - selecionar algumas das músicas mais conhecidas de Jobim, copiar as
letras e, se possível; trazer um CD do compositor para ser ouvido pelos colegas;
4º grupo - escolher algumas das poesias mais famosas de V. de Moraes para
serem lidas em classe. Se possível, trazer um livro do autor.
Gramática
Aproveitar o texto e explorar algumas questões gramaticais, pedindo para os
alunos trabalharem em grupo ou a professora produzir com toda a classe textos
coletivos (listas). Por exemplo:
• Tempo dos verbos. Pedir aos alunos que, em grupo, sublinhem todos os
verbos que aparecem no texto e, em seguida, elaborem listas desses verbos
na forma infinitiva, no presente, no passado (pretérito) e no futuro.
• Pedir para pesquisarem no texto e em jornais e revistas verbos da primeira,
segunda e terceira conjugações. Recortar e colar as palavras pesquisadas
numa cartolina branca, dividida em três colunas, uma para cada conjugação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário