04 setembro, 2009

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2° ANO


Texto 1 -- Parlenda
Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, no fim do mês;
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer pastéis.

Atividades sugeridas
Leitura compartilhada
Leia com os alunos a parlenda várias vezes, até perceber que decoraram o texto.
Texto coletivo
Escrever o texto da parlenda na lousa ou em papel kraft, à medida que os alunos
forem ditando e antecipando a escrita das palavras.
Deixar o texto escrito na lousa ou em papel kraft, pendurado no varal, ou fixado no
mural da classe por alguns dias.
Distribuir para cada aluno uma cópia do texto da parlenda escrita no papel sulfite,
na forma impressa. Pedir a eles que façam uma cópia com letra de mão e também
uma linda ilustração.
Observar os alunos individualmente, para perceber se todos conseguem
pronunciar corretamente todas as palavras do texto. Se for o caso, reforçar com
cada um deles a articulação das palavras. Observar a pronúncia dos “erres”
intercalados, dos “erres” e “esses” no final das palavras.
Lista de palavras / texto coletivo
Escrever na lousa, com a ajuda dos alunos, uma lista dos nomes dos alimentos
que aparecem no texto. Treinar com eles a escrita e a leitura dessas palavras,
pedindo que as copiem no caderno e façam ao lado da palavra um pequeno
desenho para ilustrar cada uma delas.
Elaborar na lousa, com a ajuda dos alunos, uma lista dos numerais de um a dez.
Pedir que copiem no caderno a escrita do numeral com o valor correspondente ao lado da palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário