06 maio, 2011

Projeto Carnaval

Projeto Caindo na FoliaTema : Carnaval

Justificativa
O Carnaval tem um significado todo especial em nosso país. Ele é um grande fenômeno e contribuinte para a formação da cultura brasileira.È uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia. Dessa forma resolvemos elaborar o Projeto com o intuito de resgatar alguns valores esquecidos, como as marchinhas e brincadeiras que não devem ser perdidos no tempo e resgatar as tradicionais marchinhas, proporcionando aos alunos muitas músicas, danças e um ambiente colorido e divertido.
Objetivo
Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira sua origem e suas características;


Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;


Identificar músicas de Carnaval;


Cantar e dançar marchinhas carnavalescas;


Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas resgatando as tradições;


Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;


Coletar dados sobre o carnaval no Brasil.
Desenvolvimento


Durante a quinzena os alunos da escola farão pesquisa na internet sobre o surgimento do carnaval e sobre os principais compositores das marchinhas de carnaval. Também serão apresentados alguns vídeos de marchinhas e algumas músicas para que os mesmos se familiarizem e que no término da execução do projeto serão apresentadas coreografias de algumas marchinhas escolhida pelos próprios alunos. Haverá elaboração de mural com gravuras carnavalescas, oficinas para confecções de máscaras , decoração da escola, músicas e brincadeiras que envolvam o tema abordado.


Recursos


Vídeos do youtube;


Revistas, jornais;


EVA, tnt, cola, tesoura, papel laminado, papel pardo;


Internet (para pesquisa);


Som, data show;


CD de marchinhas.


Avaliação


A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento dos alunos. Será observado o que os alunos sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval, da criatividade na elaboração dos painéis dentro da sala, das coreografias por eles ensaiadas, do espírito de cooperação, do coleguismo, do comprometimento com o tema abordado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário