27 maio, 2011

Atividades com fonemas e interpretação

Para responder às questões de números 1a 4, leia o texto abaixo atentamente:

BRIGA NO BECO

Encontrei meu marido às três horas da tarde
com uma loura oxidada.
Tomavam guaraná e riam, os desavergonhados.
Ataquei-os por trás com mãos e palavras
que nunca suspeitei conhecer.
Voaram três dentes e gritei, esmurrei-os e gritei,
gritei meu urro, a torrente de impropérios.
Ajuntou gente, escureceu o sol,
a poeira adensou como cortina.
Ele me pegava nos braços, nas pernas, na cintura,
sem me reter, peixe-piranha, bicho pior,
fêmea-ofendida,
uivava.
Gritei, gritei, gritei, até a cratera exaurir-se.
Quando não pude mais fiquei rígida,
as mãos na garganta dele, nós dois petrificados,
eu sem tocar o chão. Quando abri os olhos,
as mulheres abriam alas, me tocando, me pedindo graças.
Desde então faço milagres.

(Adélia Prado. Poesia Reunida. São Paulo: Ed. Siciliano.1991)

1. No poema, o que gerou o conflito entre o “eu-lírico” e seu marido foi encontrá-lo
(A) tomando guaraná.
(B) no beco às três horas da tarde.
(C) rindo desavergonhadamente.
(D) com outra mulher.

2. No verso "encontrei meu marido às três horas da tarde/com uma loura oxidada", a palavra em
destaque foi usada para indicar que a acompanhante do marido era uma
(A) mulher ruiva.
(B) falsa loira.
(C) mulher negra.
(D) mulher oriental.


3. Nos versos: "Voaram três dentes e gritei" e "gritei, gritei, gritei até a cratera exaurir-se" a repetição das palavras em destaque sugere:
 (A) pausas entre as ações.
(B) ações inacabadas.
(C) ações simultâneas.
(D) uma ruptura radical das ações.

4. O “eu-lírico” passou a ser reverenciado porque
(A) enfrentou o marido.
(B) gritou muito.
(C) aquietou-se.
(D) fez milagres.

5. Nos versos “ Encontrei meu marido às três horas da tarde/ com uma loura oxidada”. As  palavras em destaques apresentam respectivamente:
(A) 9 letras e 9 fonemas; 4 letras e 5 fonemas; 7 letras e 9 fonemas.
(B) 9 letras e 9 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 7 letras e 8 fonemas.
(C) 9 letras e 8 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 7 letras e 7 fonemas.
(D) 9 letras e 7 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 7 letras e 8 fonemas.
(E) 9 letras e 8 fonemas; 5 letras e 4 fonemas; 7 letras e 9 fonemas.

6. Marque apenas a sequência de palavras que apresentam hiato:
(a)encontrei, dois, riam, suspeitei e abriam.
(b) gritei, riam, abriam, voaram e suspeitei.
(c)pior, abriam, voaram suspeitei e fêmea.
(d)uivava, riam, poeira, dois e pior.
(E)riam, abriam, voaram, poeira e pior.

7. Qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas?
(a)loura
(b)faço
(c)tocar
(d)meu
(e) então

8. Retire a semivogal das palavras abaixo:
Gritei________mãos___________
Escureceu ___________abriam__________
Impropérios ____________loura_____________

9. O vocábulo cujo número de letras é igual ao número de fonemas está em:
(a)grandes
(b)espinhos
(c)sucedido
(d)ressoou
(e)habitando

10. Indique a palavra que tem 5 fonemas:
(a) ficha
(b) molhado
(c) guerra
(d) fixo
(e) molho

9 comentários:

  1. gostaria das resposta.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto e a interpretação também, mas gostaria das respostas

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! Gostei muito das atividades! Obrigada pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria das respostas da interpretação do texto briga no beco

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. As atividades foram muito bem elaboradas, mas esse texto é péssimo para se trabalhar em sala: incita a violência e a falta de sororidade. Fica aí a reflexão sobre o que queremos ensinar aos nossos alunos.

    ResponderExcluir