LEIA OS TEXTOS ABAIXO E RESPONDA O QUE SE PEDE:
O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto. Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam

1) A partir da leitura do texto, podemos dizer que ele é do gênero: ( ) instrucional ( ) guia turístico( ) enciclopédia ( ) dicionário
2) De acordo com o texto, O bicho-pau se parece com:( ) florzinha seca. ( ) folhinha verde.( ) galhinho seco.( ) raminho de planta.
3) Que nome recebe os truques que os animais fazem para adaptar aos lugares?_________________________________________________________________________4)” 4)"Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou?!"A palavra em destaque ele, se refere a quem?
( )ao bicho ( ) ao galho
Feias, sujas e imbatíveis
As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas.Assim como nós, elas também ficam bem ani

O texto acima é do gênero:
( ) poético ( )narrativo/informativo( )narrativo/descritivo ( )instrucional
6)No trecho “Vai encarar?” (l.2), o ponto de interrogação tem o efeito de:( ) apresentar.( ) avisar.( ) desafiar.( ) questionar.
Continho 
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada? — Ela não vai não: nós é que vamos nela.— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v.1. p. 76.
7) Podemos dizer que o texto possui gênero:( ) poético ( )instrucional( )humorístico ( )dicionário
8) Há traço de humor no trecho:
( ) “Era uma vez um menino triste, magro”.
(l. 1)( ) “ele estava sentado na poeira do caminho”.
(l. 2)( ) “quando passou um vigário”.
(l. 2-3)( ) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.
9)O que quer dizer a expressão ”Na soalheira danada de meio-dia,...”_____________________________________________________________
10)Reescreva a frase passando as palavras em destaque para o aumentativo:“Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho”__________________________________________________________________________________________________________________________.

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada? — Ela não vai não: nós é que vamos nela.— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v.1. p. 76.
7) Podemos dizer que o texto possui gênero:( ) poético ( )instrucional( )humorístico ( )dicionário
8) Há traço de humor no trecho:
( ) “Era uma vez um menino triste, magro”.
(l. 1)( ) “ele estava sentado na poeira do caminho”.
(l. 2)( ) “quando passou um vigário”.
(l. 2-3)( ) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.
9)O que quer dizer a expressão ”Na soalheira danada de meio-dia,...”_____________________________________________________________
10)Reescreva a frase passando as palavras em destaque para o aumentativo:“Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho”__________________________________________________________________________________________________________________________.
Nenhum comentário:
Postar um comentário