26 maio, 2009
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5° ANO
COMUNICAÇÃO
Texto narrativo: Meu amigo Edu
A campainha soa estridente e o som se espalha pelos quatro cantos do colégio. O diretor se planta no alto do enorme tablado que fica numa extremidade do pátio coberto e, sério, esparrama seu olhar por todos os lados. A um gesto seu os alunos acabam de aglomerar-se à frente do tablado.Dadas as boas-vindas e mais alguns avisos, fomos encaminhados para as respectivas classes.Subi as escadas junto com o Eduardo. Eu o havia acabado de conhecer, perto do ponto de ônibus. Estava sentado no banco de cimento, lendo os comentários de Coríntians 1 x Palmeiras 1.Entramos na classe. Vi lá no meio, perto da janela, o Roberto, a Júlia e a Cristina. Fomos juntar-se a eles. Fiquei admirado da desinibição de meu novo colega. Nem precisei apresentá-lo.___Olá, pessoal. Sou o Edu. Venho transferido.___Bem-vindo, Edu ___ disse o Roberto.___Legal ele, gente! ___completou a Cristina.A conversa morreu aí: o professor já ia entrando....Foi uma aula gostosa. O seu Rodrigues bateu um “ papo-firme” com a gente, depois bolou umas questões para desenferrujar a memória e ver como é que estávamos em conhecimentos. E ainda sobrou tempo para executarmos as sugestões do seu Rodrigues: escrever, desenhar, rabiscar, pôr no papel o que a gente estava sentindo na hora.Minha admiração pelo Eduardo aumentou. Vai-me fazer bem sua amizade ___ pensei. Começou firme, com pé direito: enquanto o professor falava, pregou os olhos nele; não desenhava mal o danado!; para escrever ___ é fogo o Edu! ___ redigiu um bilhetão endereçado à Cristina.À tardinha fui à casa do meu amigo; íamos sair para comprar livros. Bati à porta. À Márcia ___ caçula da casa ___ voltou-se para dentro e falou: ___ Um seu amigo, Cláudio.___Ô Cláudio!Fui entrando. O Edu estava à vontade em frente à televisão.Puxa, Edu, você é demais. Tá na crista, hein! Sempre por dentro!___Que nada, Cláudio! Eu sou é comunicativo.( Era mesmo).JAIRO F. MARTINS
COMPREENSÃO DO TEXTO
:1 - O texto quer principalmente focalizar:( ) a entrada para as classes( ) um dia na vida de Cláudio( ) O primeiro dia de aula em determinado colégio.2 – Qual o nome da personagem que conta os acontecimentos? Como você chegou a essa conclusão?___________________________________________________________________________________________________________________________________________3 – qual é a personagem central ___ a mais importante ___ do texto?___________________4 – O texto relembra o primeiro dia de aula. Mas a idéia principal, o que o autor principalmente quer salientar é:( ) a comunicabilidade do garoto Edu.( ) mostrar mesmo o que aconteceu no primeiro dia.( ) entusiasmar os alunos que vão à escola após as férias gostosas.5 – O texto fala na aula do seu Rodrigues. Aula do quê? Justifique?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________6 – O Cláudio admirou-se da desinibição de Edu. Por quê?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________7 – Por que durante a aula, aumentou mais a admiração de Cláudio por Edu?______________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário