27 maio, 2009

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 4° ANO


MUITOS DOS ALUNOS TÊM DIFICULDADE NO USO DA CEDILHA. VEJA ESTA ATIVIDADE INTERESSANTE E DIVERTIDA, QUE PROVAVELMENTE AJUDARÁ SEU ALUNO APREENDER MAIS O SEU USO DE MANEIRA LÚDICA.

TEXTO: NUNCA ERRE A CEDILHA

A CEDILHA É UM TRACINHO
QUE SE USA COM O C
E FICA DEBAIXO DELE
COMO, ÀS VEZES, VOCÊ VÊ.

MAS NEM TODAS AS VOGAIS
ACEITAM O C CEDILHADO.
SOMENTE A, O E U
ACOMPANHAM O INDIGNADO

QUANDO O C NÃO TEM CEDILHA,
TEM O MESMO SOM DE K;
QUANDO O CA É CEDILHADO
O SEU SOM MUDA PARA SA.

POR ISSO, A PALAVRA CAÇA
É UM EXEMPLO MUITO BOM:
NO COMEÇO SE LÊ KA
NO FINAL, SA É O SEU SOM.

O I e o E NUNCA ACEITAM
ANDAR COM O C CEDILHADO ;
SE ALGUÉM OS CONTRARIAR,
ESTARÁ ESCREVENDO ERRADO.

ÀCIDO, CERCA, CIRCENSE
SÃO EXEMPLOS DOS DOIS CASOS;
SEM AJUDA DA CEDILHA
TÊM SEUS SONS TAMBÉM MUDADOS.

NO COMEÇO DAS PALAVRAS
NUNCA O C É CEDILHADO;
SE VOCÊ ESCREVER ASSIM
PODE ATÉ SER REPROVADO.

POR ISSO, SALTE É COM S,
SUCUPIRA TAMBÉM É;
ASSIM COMO A MONTANHA
COMEÇA NO SAPÉ.
(MARIA HELENA MELHADO SAMPAIO. FOLHA DE S.PAULO, FOLHINHA.)
COMPREENDENDO O TEXTO:
1) PODEMOS DIZER QUE ESTE TEXTO É:
( )INSTRUCIONAL ( ) HISTÓRIA EM QUADRINHOS ( ) POEMA

2) COM QUE INTENÇÃO A AUTORA CRIOU ESSE POEMA?
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3)POR QUE AS PALAVRAS ÁCIDO, CERCA E CIRCENSE, CITADAS NO POEMA, SÃO ESCRITAS COM C E NÃO COM Ç ?
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4) QUAL É EXPLICAÇÃO DADA NO POEMA PARA A GRAFIA DAS PALVRAS SALTE E SUCUPIRA COM S INICIAL?
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5) RELEIA A 2ª ESTROFE DO POEMA E REESCREVA AS REGRAS DE UTILIZAÇÃO DE CEDILHA.
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6FORME SUBSTANTIVOS A PARTIR DAS PALAVRAS ABAIXO, TROCANDO A ÚLTIMA SÍLABA PELA TERMINAÇÃO - CÃO;
A) TRAÍDO------------------------------------B) DIRETO............................................
C) COLETAR........................................D) FORMADO........................................
E) PRODUTO........................................F) HUMILHADO....................................
G) FORMADO.......................................H) PERSEGUIDO.................................

7) NAS FRASE A SEGUIR, HÁ ALGUMAS INCORREÇÕES NA UTILIZAÇÃO DAS LETRAS S E SS. COPIE-AS E CORRIJA-AS, JUSTIFICANDO POR QUE AS CORREÇÕES SÃO NECESSÁRIAS.
A) A SSACOLA DA VIZINHA ESTAVA CHEIA DE PÊSEGOS.
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B) DEVEMOS PENSSAR MUITO ANTES DE ASINAR DOCUMENTOS.
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C) NA SEMANA PASADA, PERDI MINHA BOLSSA.
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D) A PASAGEIRA MISTERIOSA ERA MINHA PROFESSORA.
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8) ESCREVA O NOME DE FORMA NORMAL E DEPOIS ESCREVA NO DIMINUTIVO O NOME DAS FIGURAS ABAIXO. E DEPOIS DIGA POR QUE ALGUMAS PALAVRAS RECEBEM S NA FORMA DIMINUTIVA E OUTRAS, Z.

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9) DITADO :

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