14 maio, 2012

Texto poesia - leitura e compreensão

A Barata



Ah, a barata!

Ui, a barata!

Credo, que barata!

Mata, mata a barata!


Perto de uma barata,

ninguém conta bravata.

Abarata é barrada

onde bota a cara,

mas não deixa barato.

E deixa todos tontos,

mas não entrega os pontos.



Esconde e se apronta,

ajeita bem a casaca

e renova seu verniz.

E sai da toca

e vai pra luta,

tonta e infeliz.



E dá nojo, enjôo e medo,

ver a barata logo cedo,

no seu vôo de curta asa

ou no corre-corre pela casa.

Elias José

Fonte: Segredinhos de Amor, Editora Moderna



QUESTÕES

1. O poema “A barata” parece ter sido criado para:

a. ( ) O leitor ficar sabendo que é nojento ver barata.

b. ( ) O leitor sentir medo.

c. ( ) O leitor aprender como as baratas agem.

d. ( ) Divertir o leitor.



2. No texto, as expressões “ah!”, “ui!”, “credo”, “mata!” foram utilizadas para mostrar:

a. ( ) Nojo.

b. ( ) Alegria.

c. ( ) Ódio.

d. ( ) Diversão.

3. Todas as exclamações na primeira estrofe servem para indicar:

a. ( ) Que havia pessoas perturbadas com a barata.

b. ( ) Que havia uma barata fazendo barulho.

c. ( ) Que havia pessoas cochichando.

d. ( ) Que havia barata com medo de pessoas.



4. Na estrofe “Perto de uma barata, / ninguém conta bravata”, o verso “ninguém

conta bravata” quer dizer:

a. ( ) Ninguém fica bravo.

b. ( ) Ninguém conta vantagem.

c. ( ) Ninguém conta mentira.

d. ( ) Ninguém fica com nojo.



5. O poema “A barata” é composto de 5 estrofes. Na 3ª. estrofe, o verso “E deixa todos tontos” nos faz entender que:

a. ( ) A pessoas ficam bobas quando vêem uma barata.

b. ( ) A barata envenena as pessoas.

c. ( ) A baratas pensa que as pessoas são tontas.

d. ( ) As pessoas ficam tontas tentando pegar a barata.


6. Podemos dizer que o poema “A barata” trata deste assunto:

a. ( ) O medo que as pessoas têm de um inseto.

b. ( ) O vôo alegre de um inseto dentro de casa.

c. ( ) A luta entre várias pessoas e um pequeno inseto.

d. ( ) O cansaço das pessoas quando lutam com os insetos

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