A Barata
Ah, a barata!
Ui, a barata!
Credo, que barata!
Mata, mata a barata!
Perto de uma barata,
ninguém conta bravata.
Abarata é barrada
onde bota a cara,
mas não deixa barato.
E deixa todos tontos,
mas não entrega os pontos.
Esconde e se apronta,
ajeita bem a casaca
e renova seu verniz.
E sai da toca
e vai pra luta,
tonta e infeliz.
E dá nojo, enjôo e medo,
ver a barata logo cedo,
no seu vôo de curta asa
ou no corre-corre pela casa.
Elias José
Fonte: Segredinhos de Amor, Editora Moderna
QUESTÕES
1. O poema “A barata” parece ter sido criado para:
a. ( ) O leitor ficar sabendo que é nojento ver barata.
b. ( ) O leitor sentir medo.
c. ( ) O leitor aprender como as baratas agem.
d. ( ) Divertir o leitor.
2. No texto, as expressões “ah!”, “ui!”, “credo”, “mata!” foram utilizadas para mostrar:
a. ( ) Nojo.
b. ( ) Alegria.
c. ( ) Ódio.
d. ( ) Diversão.
3. Todas as exclamações na primeira estrofe servem para indicar:
a. ( ) Que havia pessoas perturbadas com a barata.
b. ( ) Que havia uma barata fazendo barulho.
c. ( ) Que havia pessoas cochichando.
d. ( ) Que havia barata com medo de pessoas.
4. Na estrofe “Perto de uma barata, / ninguém conta bravata”, o verso “ninguém
conta bravata” quer dizer:
a. ( ) Ninguém fica bravo.
b. ( ) Ninguém conta vantagem.
c. ( ) Ninguém conta mentira.
d. ( ) Ninguém fica com nojo.
5. O poema “A barata” é composto de 5 estrofes. Na 3ª. estrofe, o verso “E deixa todos tontos” nos faz entender que:
a. ( ) A pessoas ficam bobas quando vêem uma barata.
b. ( ) A barata envenena as pessoas.
c. ( ) A baratas pensa que as pessoas são tontas.
d. ( ) As pessoas ficam tontas tentando pegar a barata.
6. Podemos dizer que o poema “A barata” trata deste assunto:
a. ( ) O medo que as pessoas têm de um inseto.
b. ( ) O vôo alegre de um inseto dentro de casa.
c. ( ) A luta entre várias pessoas e um pequeno inseto.
d. ( ) O cansaço das pessoas quando lutam com os insetos
ACHEI UM POUCO RUIM
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