03 março, 2012

Trabalhando com poema de Elias José

Trabalhando com poema: A caixa mágica: Elias José
antecipação de conteúdos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver disposições favoráveis para  a leitura.
  Antecipar conteúdos e confirmar (ou não) as hipóteses.
  Adquirir conhecimento sobre autores e suas obras.
Duração das atividades
30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário um conhecimento prévio específico relativo à leitura, já que o intuito principal é o de desenvolvê-la.
Estratégias e recursos da aula
1 – Contato com material de trabalho
 OBJETIVOS:
Antecipar conteúdos e confirmar (ou não) as hipóteses.
PROCEDIMENTOS: 
- Apresente o livro “A caixa mágica de surpresa”, de Elias José. Disponível em: <http://www.tudomercado.com.br/tm/aviso/img_avisos/Submarino_201930.jpg>. (Acesso em: 11 nov. 2010).
Antes de iniciar a leitura, trabalhe informações do livro como: autor, editora, ano de publicação etc.   
É pertinente, quando possível, apresentar algumas curiosidades sobre o autor, como seu estilo literário, outros títulos publicados e/ou premiados, fotografia, cidade de nascimento, formação, entre outros. Estas informações viabilizam a expansão do repertório das crianças quanto aos títulos/obras, estilos literários, autores e outros mais. Este contato possibilita ainda ampliar oportunidades para identificação do estilo e/ou autor que despertem nas crianças maior interesse e prazer na leitura.  
Dicas: 
Sobre a biografia de Elias José, sugerimos consultar: <http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=biblioteca.biografia&id_autor=63> e <http://pt.wikipedia.org/wiki/Elias_Jos%C3%A9>. (Acesso em: 11 nov. 2010).   
Sugerimos alternativa para reapresentar a história a partir de um vídeo que encontra-se disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=G-sD6V9JRaY>. (Acesso em: 11 nov. 2010).  
Após a leitura da poesia, destine um tempo para uma conversa “livre”, que deve contemplar, entre outros, os recursos utilizados pelo autor para expressar suas ideias e sentimentos sobre o livro. Copie o poema em um cartaz, de modo que todos possam ver. Fixe esta cópia no quadro-negro e explore a essência de algumas frases, como as destacadas abaixo.    
A caixa mágica de surpresa
Elias José 
UM LIVRO
É UMA BELEZA,
É CAIXA MÁGICA
SÓ DE SURPRESA  
UM LIVRO P
ARECE MUDO,
MAS NELE A GENTE
 DESCOBRE TUDO
UM LIVRO
TEM ASAS
 LONGAS E LEVES
QUE, DE REPENTE,
 LEVAM A GENTE
LONGE, LONGE
UM LIVRO
É PARQUE DE DIVERSÕES
CHEIO DE SONHOS COLORIDOS,
CHEIO DE DOCES SORTIDOS
 CHEIO DE LUZES E BALÕES
UM LIVRO
É UMA FLORESTA
COM FOLHAS E FLORES
E BICHOS E CORES
É MESMO UMA FESTA,
 UM BAÚ DE FEITICEIRO,
UM NAVIO PIRATA NO MAR,
UM FOGUETE PERDIDO NO AR,
É AMIGO E COMPANHEIRO.
- Prepare as estrofes do poema em cartolinas ou kraft, de modo que em cada folha haja uma estrofe. Organize seis grupos para que cada um deles possa trabalhar a ilustração das estrofes. Explique às crianças que uma ilustração tem a responsabilidade de representar, através de imagens, o que o texto diz, apresenta.  

Reúna as estrofes e fixe no mural da sala. Complete este mural, preparando uma breve apresentação escrita sobre o autor. Indique, neste texto, alguns títulos deste autor disponíveis na biblioteca da sua escola.  Junte a ele uma fotografia do autor.
 2 – Estrutura e desenvolvimento do trabalho
OBJETIVO:
Antecipar conteúdos e confirmar (ou não) as hipóteses.
PROCEDIMENTOS:
- Identifique na biblioteca da sua escola a relação de livros disponíveis da autoria de Elias José. Entre estes, selecione dois ou três para desenvolver um trabalho similar ao sugerido na atividade 1. Contudo, desta vez, antes de iniciar a leitura da obra, as crianças deverão ser questionadas quanto à expectativa propiciada a partir do título. Isto é, após a apresentação das informações que compõe a capa, as crianças deverão elaborar uma ideia do conteúdo do livro, contando apenas com o título e o estilo literário do autor, parcialmente conhecido a partir da atividade 1.
- Solicite que façam um desenho sobre o que imaginam encontrar no livro. Recolha a atividade e repita após a leitura. Devolva o material para as crianças e oriente que façam uma comparação, buscando identificar o que propiciou as diferenças. Nesta atividade de comparação, destaque o material das crianças que conseguiram contemplar, já na primeira versão, a mensagem principal do livro. Este destaque deve ocorrer no sentido de levar os colegas a identificar o que devemos apreender a partir de um título, da ilustração da capa.
Ainda nesta comparação, retome o título do livro “Caixa mágica de surpresa”. A retomada tem a finalidade de consolidar a magia e surpresas que um livro proporciona ao leitor.  
  Sugestão de obras – Elias José:
Namorinho de portão — São Paulo, Editora Moderna.
Segredinhos de amor — São Paulo, Editora Moderna.
Os primeiros voos do menino — São Paulo, Editora do Brasil.  
Sorvete Sabor Saudade — São Paulo, Editora FTD.
Das obras por você selecionadas, decida se trabalhará todos os textos ou se dedicará a alguns apenas. No caso de optar por alguns, lembre-se de mencionar o título dos demais, despertando a curiosidade das crianças em concluí-lo em outra ocasião.
Mesmo trabalhando todo o livro, selecione no mínimo um poema de cada livro para trabalhar de modo mais detalhado, como o exemplo que apresentamos a seguir do livro “Namorinho de Portão”:
Brincando de não-me-olhe
Elias José (Livro: Namorinho no Portão – Editora Moderna)
Não me olhe de lado
Que eu não sou melado.
Não me olhe de banda
Que eu não sou quitanda.
Não me olhe de frente
Que eu não sou parente.
Não me olhe de trás
Que eu não sou satanás.
Não me olhe no meio
Que eu não sou recheio.
Não me olhe pela janela
 Que eu não sou panela.
Não me olhe da porta
Que eu não sou torta.
Não me olhe do portão
Que eu não sou leitão.
Não me olhe no olho
Que eu não sou caolho.
Não me olhe na mão
Que eu não sou mamão.
Não me olhe no joelho
Que eu não sou espelho.
Não me olhe no pé
 Que eu não sou chulé.
Não me olhe de baixo
Que eu não sou riacho.
Não me olhe de cima
Que acabou a rima.
1 – Ao ler este poema, qual marca pode ser observada ao final de cada verso?
2 – Numere as estrofes e, para cada uma delas, utilize uma cor para indicar as rimas.
3 – Observe as estratégias utilizadas pelo autor neste texto. Após esta observação atenta, em sua opinião, qual seria uma das características autorais de Elias José?
 4 – Considerando as informações do texto, pode-se compreender que este foi escrito para quem?
3 – Demais produções
OBJETIVO:
Desenvolver disposições favoráveis para leitura.
Antecipar conteúdos e confirmar (ou não) as hipóteses.
Adquirir conhecimento sobre autores e suas obras.
PROCEDIMENTOS:   
- Decore uma caixa ou mala. Este material será o suporte para o processo de pesquisa que será desenvolvido pelas crianças. As atividades 1 e 2, vivenciadas até então, foram preparadas pelo professor, mas passarão a ser desenvolvidas pelas crianças com apoio de algum familiar, a partir de uma orientação prévia do professor.                                                                                       
A ideia consiste em elaborar um rodízio desta caixa na casa dos alunos. A criança sorteada para levar a caixa, juntamente com sua família, deverá eleger um livro para apresentar à turma. Este livro poderá ser da biblioteca da escola, comprado ou mesmo ser algum que a criança já possui. Ao apresentar o livro escolhido, será preciso expor as principais informações da capa (editora, ano de publicação, ilustração etc.). Além disso, nesta exposição, um enfoque à biografia, à trajetória do autor e à indicação de algumas de suas publicações serão os principais elementos a serem explorados.  Assim, deixe clara esta orientação para os familiares no comunicado que vai preparar para enviar. Oriente, também, que o livro deve ser guardado “secretamente” na caixa e, só após a apresentação sobre o autor é que ele será apresentado aos demais colegas. Quanto à apresentação, o professor fará somente a leitura do livro. Mas, antes de iniciar a leitura, a criança responsável, com apoio do professor, deve convidar os colegas a expor o que imaginam sobre o livro, a partir do título e também das informações apresentadas sobre o autor.
Dicas: 
 Para a apresentação, oriente as crianças a darem dicas, pistas, na tentativa que algum colega possa identificar que autor ou livro será apresentado.
 Prepare um caderno para ser um diário de registro para as famílias e crianças expressarem através de fotos, desenhos, textos ou outros o significado desta atividade.
Além do caderno, coloque também na caixa uma pasta para que os participantes registrem o livro e o autor trabalhado, assim evitamos repetição.
A partir de um sorteio, registre a escala de apresentação com as datas e comunique às famílias, de modo que possam se organizar com antecedência. Sugiro, ainda, que estabeleça um dia e horário fixos para esta atividade. Esta organização colabora para a construção de rotinas.
Após a leitura de cada livro, ofereça ¼ de folha tamanho A4 colorida, para que escrevam de modo espontâneo o título do livro trabalhado no dia e seu autor. Deverão, ainda, ilustrar este registro com uma imagem que remeta à temática do livro. Terminado o rodízio, reúna este material que, de algum modo, representará um “catálogo” de livros.
Dicas:
Professor, faça parte deste rodízio.
Na orientação enviada às famílias poderá pedir, ainda, que uma “explicação” que justifique a escolha seja informada. Esta alternativa é interessante, pois muitas curiosidades que se aproximam do gosto da criança e das oportunidades até então vivenciadas poderão ser percebidas. Por exemplo, pode ser apresentado algum livro que marcou a infância de um irmão mais velho, da mãe, entre outros.
- Terminado o rodízio, prepare um portfólio com o resumo de tudo que foi trabalhado. Contemple, neste portfólio, um breve informativo sobre cada autor, se possível coloque a fotografia de cada um deles, bem como as principais obras publicadas. Ofereça uma cópia deste material para cada criança, de modo que terão uma lista de sugestão de futuras leituras.
Recursos Complementares
Consulte aqui mesmo no portal:
Escrita de biografia -  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21308 (Acesso em 16 de Nov. de 2010).
A exploração das capas de livros e revistas: elementos de “entrada” para a compreensão dos textos que veiculam -   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21245  (Acesso em 16 de Nov. de 2010).
Diário de leitura: construção de fichas de leitura e análise de obras literárias -  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21028 (Acesso em 16 de Nov. de 2010).     
Avaliação
A partir das atividades indicadas nesta aula, devem-se avaliar, sobretudo, atitudes, comportamentos, no que diz respeito à leitura. Espera-se que a criança mostre-se mais interessada em ler, não se restringindo ao conteúdo do livro. É desejável que tenha despertado sua curiosidade para os autores. Assim, contamos que, nas atividades realizadas na biblioteca, nas rodas de leitura, a criança revele-se envolvida e entusiasmada, participando, expressando ideias, críticas, sugestões, além de correlacionar autores, fatos e outros mais.

27 dezembro, 2011

Texto: A Pipa e a Flor - texto para leitura e interpretação, 3º ano

ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
ALUNO(A):____________________________________DATA:_______________4º ANO

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
 TEXTO NARRATIVO: A PIPA E A FLOR

                                         A pipa e a flor
     Era uma vez uma pica de cara risonha que ficou enfeitiçada por uma florzinha maravilhosa. Não conseguindo mais viver sem ela, deu sua linha para a flor segurar. A flor, então soltou a linha para a pipa voar bem alto.
     Mas a flor, aqui de baixo, percebeu que estava ficando triste. Não, não é que estivesse ficando triste. Estava ficando com raiva . Que injustiça que a pipa pudesse voar tão alto, e ela tivesse de ficar plantada no chão. E teve inveja da pipa.
     Tinha raiva ao ver a felicidade da pipa, longe dela....
     Tinha raiva quando via as pipas lá em cima, tagarelando entre si. E a flor, sozinha, deixada de fora.
     -Se a pipa me amasse de verdade não poderia estar feliz lá em cima longe de mim. Ficaria o tempo todo comigo....
     E a inveja juntou-se ao ciúme.
     Inveja é ficar infeliz vendo as coisas bonitas e boas que os outros têm, e nós não.
     Ciúme é a dor que dá quando a gente imagina a felicidade do outro, sem que a gente esteja com ele.
     E a flor começou a ficar malvada.
     Ficava emburrada quando a pipa chegava.
     Exigia explicação de tudo.
     E a pipa começou a ter medo de ficar feliz, pois sabia que isto faria a flor sofrer.
     E a flor foi aos poucos, encurtando a linha.
     A pipa não mais podia voar.
     Via, ali do baixinho, de sobre o quintal( esta era toda a distância que a flor lhe permitia voar) as outras pipas, lá de cima...E sua boca foi ficando triste. E percebeu que já não gostava tanto da flor, como no início
                              Rubens Alves, A pipa e a flor. São Paulo, Loyola, s/d.,3ª edição.

COMPREENSÃO DO TEXTO
1-Responda com base no texto:
a) O que a pipa sentiu quando subiu bem alto?
______________________________________________________________________
b) Para a pipa, o que era bom saber quando estava lá no alto?
______________________________________________________________________
C) Quem, lá embaixo, esperava a pipa?
______________________________________________________________________
2) Complete as frases com as palavras do quadro, de acordo com o texto:

Ciúme         triste    inveja      raiva

a)      A flor percebeu que estava ficando.................................................................................
b)      Ela estava também com...................................................................................................
c)      E teve.............................................................da pipa.
d)     E a inveja juntou-se o......................................................................................................

3) Complete as duas frases do texto que mostram as razões de a flor ficar com tanta raiva da pipa:
a) Tinha raiva................................................................................................................

b)Tinha raiva.................................................................................................................
4) Copie do texto o que a flor pensava quando a pipa estava longe dela:
________________________________________________________________________

________________________________________________________________________
5) O que o narrador escreveu sobre:
a) A inveja...............................................................................................................................

b) O ciúme..............................................................................................................................

6) Complete as frases com as alternativas que caracterizam a flor e a pipa:
a) a flor começou a ficar........................................................................................................
(     )arrependida                                (      ) bondosa                          (     ) malvada

7)Por que a pipa não podia mais voar?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
8) Qual foi o sentimento da pipa em relação à flor, quando via as outras pipas voando lá em cima?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9)O que você faria se estivesse no lugar da flor?
__________________________________________________________________________________

10)Quem é o autor dessa história?
_________________________________________________________________________________

Leitura e interpretação 3º ano - texto: codorninha do sertão



ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
ALUNO(A):_________________________3° ANO_________DATA:________

                    ATIVIDADE  DE LÍNGUA PORTUGUESA

LEIA O POEMA DO POETA ALMIR CORREIA E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 1 A 4:

                 CODORNINHA DO SERTÃO

     CODORNINHA DO SERTÃO
     BOTA UM OVO NA LUA
     BOTA OUTRO NO CHÃO.
     BOTA AQUI
     BOTA ACOLÁ
     BOTA ATÉ EM BAGDÁ.
     BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO
     BOTA BOTA BOTA
     O DIA INTEIRO.
     E ÀS VEZES
     DEVIDO AO VENTO
     DESBOTA UM LAMENTO.


1) DE ACORDO COM O POEMA, A CODORNINHA DO SERTÃO REPETE MUITAS VEZES UMA DETERMINADA AÇÃO(VERBO).
A) O QUE ELA FAZ CONSTANTEMENTE?
_________________________________________________________________________
B)ELA ESCOLHE UM ÚNICO LOCAL PARA FAZER ESSA AÇÃO?POR QUÊ?
_________________________________________________________________________

2)NO VERSO"BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO".A PALAVRA GRIFADA SIGNIFICA:
A(   )O VERBO BOTAR COM SENTIDO DE PÔR
b(   )SE REFERE A UM TIPO DE CALÇADO

3)NO TRECHO"DESBOTA UM LAMENTO"A PALAVRA EM DESTAQUE SE REFERE A QUE SENTIMENTO:
(   )ALEGRIA             (   )ESPANTO              (   )MEDO              (   )TRISTEZA

4)O TEXTO QUE VOCÊ LEU É:
(   )INSTRUCIONAL               (   )INFORMATIVO              (   )POÉTICO


5)CODORNINHA DO SERTÃO,A PALAVRA EM DESTAQUE É:
A(  )UM RÉPTIL
B(  )UM MAMÍFERO
C(  )UMA AVE
D(  )UM ROEDOR

6)RETIRE DA POESIA OS PARES DE RIMAS QUE VOCÊ ENCONTRAR:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7)"BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO".A PALAVRA EM DESTAQUE É A PROFISSÃO DE QUEM TRABALHA COM BOIS, VACAS.DEFINA AS SEGUINTES PROFISSÕES:
CUIDA DOS NOSSOS DENTES:_____________________________
CUIDA O JARDIM:_______________________________________
FAZ O LANCHE ESCOLAR:_________________________________
DIRIGE AUTOMÓVEIS: ____________________________________
FAZ MÓVEIS DE MADEIRA:________________________________
CUIDA DOS NOSSOS CABELOS:____________________________
CONSTRÓI CASAS:______________________________________
FAZ PÃES:_____________________________________________

9)EM CADA GRUPO DE PALAVRAS ABAIXO HÁ UMA ERRADA. DESCUBRA QUAL É E REESCREVA-A:
A) PASSEIO  - ASSEIO  - MASSA  - MISA  - PÁSSARO(__________________).
B)MORRO - CAROÇA - BARRO - CORREIO -MARRECO(__________________).
C)CAMPO - TEMPO - TONBO - TEMPESTADE -ESTAMPA(_________________).
D)MOÇO - CARROÇA - CAÇA - SELEÇIONE - TAÇA(_____________________).

10)FORME LINDAS FRASES COM AS SEGUINTES PALAVRAS:
OVO_____________________________________________________________
VENTO___________________________________________________________
LUA_____________________________________________________________
AQUI____________________________________________________________
VAQUEIRO________________________________________________________


                                                                 FAÇA COM CARINHO!!!

Quebra - cabeça das consoantes


Atividade carnaval - alfabetização



PRODUÇÃO TEXTUAL - HQ - TURMA DA MÔNICA - 3º e 4º ano

Chapeuzinho Vermelho - dobradura

Alfabetização atividades sobre Carnaval



Provinha Brasil - questã0 1,2,3,4,6





Alfabetização - atividades sobre a Dengue





Alfabetização - autoditado, cruzadinha, complete e fonemas








alfabetização -letra cursiva

Alfabetização - som do /ã/, /k/