23 agosto, 2011

Texto narrativo - leitura interpretação e análise da língua

UM   caipira apaixonado



Mentalmente, Marcelo ensaiava a quadrilha: “Um, dois, três, volta. Ele ajoelha, ela dá uma volta. Um, dois, três, vira. Ele cumprimenta, ela gira”.
            Ele estava assim nervoso por causa de Carolina, a noiva. Ela era mesmo uma graça de menina, e Marcelo, apaixonado, achava que na hora dançaria tudo errado.
               Hora da festa, coração aos pulos, Marcelo pergunta aflito:
               ― Mamãe, será que na hora eu lembro?
― Claro, Marcelo, fique tranqüilo ― respondeu a mãe, no fundo sabendo que um coração apaixonado às vezes arma grandes confusões ...
De repente, a professora chamou:
― Todos em fila, vai começar. E ... um, dois, três, quatro.
            Ela deu a volta e ... Marcelo perdeu o sapato!
Ele pensou: “E agora? Perco  noiva, perco tudo, a quadrilha vai embora”.
Mas, como era bem esperto, fingiu que tinha sido combinado. Fez caipira atrapalhado e, pé com sapato outro sem, Marcelo mancou com graça. Fez careta e fez pirraça.
A platéia deu risada e aplaudiu mesmo com gosto o noivo tão divertido.
Quando o padre perguntou:
― Qué casa cum seu cumpadre?
Carolina, encantada, bem depressa respondeu:
― Quero sim! Quero, seu padre!

Histórias de Sônia Salerno Forjaz. In: Revista Alegria. Editora Abril Jovem, São Paulo
1. Por que Marcelo estava tão nervoso?
(   ) Por causa de sua mãe.
(   ) Por causa de seu coração.
(   ) Por causa de Carolina.
(   ) Por causa do padre.

2. O que aconteceu com o menino logo que começou a dançar ?
(   ) Contou um, dois, três, quatro.
(   ) Sua mãe disse para se acalmar.
(   ) Ele perdeu o sapato.
(   ) Ele riu nervoso.


3. Que solução Marcelo deu para o problema?
(   ) Fingiu que estava com  dor.
(   ) Mancou, fez careta e deu risada.
(   ) Deu meia volta e voltou para a fila.
(   ) Fingiu que era combinado, fez um caipira atrapalhado, com graça.

4. Numere os fatos de acordo com a história.
(    ) Na hora da festa, Marcelo fica com o coração aos pulos.
(    ) Durante a dança, Marcelo perdeu o sapato.
(    ) O casamento da roça aconteceu.
(    ) Pensando em Carolina, Marcelo achava que dançaria errado.
(    ) Marcelo ensaia a dança em pensamento.
(    ) Marcelo encontrou uma saída para a perda do sapato.



5. Piadinha na escola

Professora:
- Roberto, conjugue o verbo ir no presente.
- EU...VOU, tu...vais, ele...vai...
- Mais rápido, mais rápido!
- Nós corremos, vós correis, eles correm!
Fonte: ROCHA, Ruth. Almanaque Ruth Rocha. Ilustrações Alberto Lunares et ai. São Paulo: Ática, 2005, p.105.

 O efeito de humor do texto é provocado pelo fato de :

(  ) Roberto não saber conjugar o verbo ir.
(  ) a professora pedir para Roberto conjugar o verbo ir.
(  ) a professora pedir para Roberto falar mais rápido.
(  ) Roberto entender de forma equivocada o pedido da professora.

6.Pontue adequadamente a piadinha abaixo.

         O hóspede não conseguiu dormir à noite toda e foi reclamar na portaria (     )
        
         (     ) O senhor me disse que esse hotel não tinha pernilongo (     )
        
         (     ) E não tem mesmo (     )
        
         (     ) E esses pernilongos que me picaram a noite toda (     )
        
         (     ) Ah (     ) esses aí não são do hotel (     ) São do brejo aqui do lado (     )



7.Leia a canção e assinale a resposta certa.

Fogo da Botina



Eu vou fazer voce
Pular feito pipoca
Ficar com a perna bamba
Gastar o solado da bota

Quero ver essa moçada
Jogando o chapéu pra cima
Quero ver esse peão
Ganhando essa menina
Quero ver essa moçada
Tirar fogo da botina
To ligado, to na boa
Ta subindo a adrenalina


Vou por lenha na fogueira
Vai ferver o caldeirão
Uma bomba de alegria
Quero ver tremer o chão
Olha nóis aqui de novo
Balançando esse bailão
Quando eu chego, é so folia
Todo mundo acha bão


Emílio e Eduardo

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