23 agosto, 2011

Texto narrativo - leitura e interpretação

A Escola da Bicharada


            Na escola da bicharada, dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora.
            O Burro ainda não sabe ler. A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu.
            A Hiena só dá risadas. O Macaco só faz palhaçadas.
            O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra lá e pra cá, com sua cauda colorida.
            Um dia o Pavão falou:
            - Como sou belo! Vejam minhas penas!
            O Macaco deu uma pirueta e respondeu:
            - Ó vaidoso animal! Olhe para seus pés. Veja como são feios.
            O Pavão olhou para os pés, levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
(Adaptação da Fábula de Esopo)

1. Qual é o título do texto?

2. Quem são os personagens?

3. De onde o texto foi retirado?

.4. Quem é a professora da escola e por que?

5. O que o texto informa sobre o Burro?

6. Por que o Pavão é o aluno que dá mais trabalho? 

7. Em quantos parágrafos o texto foi escrito?

8. Retire do texto a frase que mostra o que o Macaco respondeu ao Pavão:

.9. Em sua sala de aula existe algum aluno que se parece com as descrições do texto. Não escreva nomes, mas diga com quem (do texto), a pessoa se parece e o que ela faz.


10. Justifique a letra  maiúscula:

Rio de Janeiro.............................................................

Brasil............................................................................

Corujinha......................................................................

11. Na frase “Olhe para seus  pés.”A quem a palavra destacada se refere?

.....................................................................................

12. Este texto é:
(          ) informativo            (          ) poético

(          ) narrativo                                    (  ) instrucional

13. Observe atentamente e classifique as palavras abaixo em (S) singular ou (P) plural:

(              ) carteira               (             ) pé
(              ) escola                  (              ) risadas

14. Separe corretamente em sílabas as palavras abaixo:

escola........................................................

trabalho......................................................

respondeu..................................................

15. Dê o diminutivo dos substantivos abaixo:

Coruja..........................................................

Macaco........................................................

Burro.............................................................

carteira.........................................................

16. Escreva o antônimo das palavras:

não.....................................todo..................................

mais...................................belo...................................

17. Invente rimas para:

escola.....................................................

carteira....................................................

tempo......................................................

Professores Solidários - Marta Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário