ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO: A CANETA FALANTE
No corredor, esfregou os olhos com as mãos, por baixo dos óculos. Os aros vermelhos desengonçaram mas não saíram do nariz, estavam acostumados, era mania conhecida.
Para a menina, refeita da surpresa inicial, nada mais parecia estranho. Sua caneta agora falava:bom! Mas não escrevia: pois é...aí ficava complicado!
Foi então que se lembrou:
_____O tombo! Aquele enorme tombo lá da janela da vovó!
Coçou a cabecinha, pensando: “Interessantes como tombos podem mudar canetas”!
Mas parece que só funciona com as canetas... Ela mesma já tinha caído montes de vezes e nunca tinha conseguido nada de diferente!
Decidida a pensar melhor, caminhou até o pátio.
Enquanto isso, Tônia respirava fundo e se deitava ao lado do caderno de contação.
Aquela mudança estava lhe dando uma aflição danada! Como seria ficar falante?
Ta certo: falar é bom. A gente se comunica fácil, pode conversar, tem o tom de voz, a expressão do rosto, do gesto, essas coisas.
Mas escrever é tão legal! O que é escrito não desaparece, fica lá, pode-se olhar quantas vezes quiser.
Deu-se conta de que Beta fazia as duas coisas.
_____Betinha fala e escreve!
Repensou. Mas ela gosta: ela escreve bem e ainda fala pelos cotovelos!
_____Não é o meu caso...
Riu devagarinho: gostava muito de sua amiga, mas percebeu que eram bem diferentes.
Canetas são mais felizes escrevendo.
Poxa!! Realmente não estava gostando da novidade!...
Barbieri, Marô.Trecho do livro A caneta falante. Editora Àtica. série Barra-Manteiga.
1 - De acordo com o texto responda:
A – Qual o título do texto? E o nome da autora?_____________________________________
B- Quantas e quais são as personagens do texto?____________________________________
C- Quem é a personagem principal?______________________________________________
D – De repente aconteceu um fato estranho. Qual? Quando?___________________________
___________________________________________________________________________
2 – Numere os fatos na ordem do texto:
A) A caneta se deu conta de que Beta escrevia bem e ainda falava pelos cotovelos.( )
B) Tônia respirava fundo e se deitava ao lado do caderno de contação.( )
C) A caneta percebeu que ela e a menina eram bem diferentes.( )
D) A menina estava surpresa com a caneta falante.( )
E) Beta lembrou que a caneta caiu da janela da vovó.( )
3 – Observe a frase:”...ela escreve bem e ainda fala pelos cotovelos!”A expressão em destaque é o mesmo que:
( ) falar pouco ( ) falar raramente ( ) falar demais
4 – A expressão falar pelos cotovelos não foi usada no seu sentido próprio. Dizemos que foi usada no sentido figurado.Assinale as expressões de sentido figurado.
( ) dor de cabeça ( ) pé-de-vento
( ) boca do estômago ( ) céu da boca
( ) um dedo de prosa ( ) pé do ouvido
( ) dente de alho ( ) cabeça de cebola
5 –Releia o texto e retire:
a) Uma frase afirmativa-_____________________________________________________________
b) Uma frase exclamativa-___________________________________________________________
c) Uma frase interrogativa-___________________________________________________________
d) Uma frase com diálogo-___________________________________________________________
6 – Separe as sílabas das palavras e depois diga o número de sílabas:
Corredor------------------------------------- desengonçaram-----------------------------------
Cabecinha----------------------------------- estranho-------------------------------------------
Mas------------------------------------------ escrevendo----------------------------------------
Muito----------------------------------------- duas-------------------------------------
7 – Copie do texto palavras com estas sílabas:
CE-__________________________________________________________________________
CI-__________________________________________________________________________
SE-__________________________________________________________________________
8 - Escolha cinco palavras que você encontrou e forme frases com elas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Ditado de frases:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
SUCESSO!!!
TEXTO: A CANETA FALANTE
No corredor, esfregou os olhos com as mãos, por baixo dos óculos. Os aros vermelhos desengonçaram mas não saíram do nariz, estavam acostumados, era mania conhecida.
Para a menina, refeita da surpresa inicial, nada mais parecia estranho. Sua caneta agora falava:bom! Mas não escrevia: pois é...aí ficava complicado!
Foi então que se lembrou:
_____O tombo! Aquele enorme tombo lá da janela da vovó!
Coçou a cabecinha, pensando: “Interessantes como tombos podem mudar canetas”!
Mas parece que só funciona com as canetas... Ela mesma já tinha caído montes de vezes e nunca tinha conseguido nada de diferente!
Decidida a pensar melhor, caminhou até o pátio.
Enquanto isso, Tônia respirava fundo e se deitava ao lado do caderno de contação.
Aquela mudança estava lhe dando uma aflição danada! Como seria ficar falante?
Ta certo: falar é bom. A gente se comunica fácil, pode conversar, tem o tom de voz, a expressão do rosto, do gesto, essas coisas.
Mas escrever é tão legal! O que é escrito não desaparece, fica lá, pode-se olhar quantas vezes quiser.
Deu-se conta de que Beta fazia as duas coisas.
_____Betinha fala e escreve!
Repensou. Mas ela gosta: ela escreve bem e ainda fala pelos cotovelos!
_____Não é o meu caso...
Riu devagarinho: gostava muito de sua amiga, mas percebeu que eram bem diferentes.
Canetas são mais felizes escrevendo.
Poxa!! Realmente não estava gostando da novidade!...
Barbieri, Marô.Trecho do livro A caneta falante. Editora Àtica. série Barra-Manteiga.
1 - De acordo com o texto responda:
A – Qual o título do texto? E o nome da autora?_____________________________________
B- Quantas e quais são as personagens do texto?____________________________________
C- Quem é a personagem principal?______________________________________________
D – De repente aconteceu um fato estranho. Qual? Quando?___________________________
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2 – Numere os fatos na ordem do texto:
A) A caneta se deu conta de que Beta escrevia bem e ainda falava pelos cotovelos.( )
B) Tônia respirava fundo e se deitava ao lado do caderno de contação.( )
C) A caneta percebeu que ela e a menina eram bem diferentes.( )
D) A menina estava surpresa com a caneta falante.( )
E) Beta lembrou que a caneta caiu da janela da vovó.( )
3 – Observe a frase:”...ela escreve bem e ainda fala pelos cotovelos!”A expressão em destaque é o mesmo que:
( ) falar pouco ( ) falar raramente ( ) falar demais
4 – A expressão falar pelos cotovelos não foi usada no seu sentido próprio. Dizemos que foi usada no sentido figurado.Assinale as expressões de sentido figurado.
( ) dor de cabeça ( ) pé-de-vento
( ) boca do estômago ( ) céu da boca
( ) um dedo de prosa ( ) pé do ouvido
( ) dente de alho ( ) cabeça de cebola
5 –Releia o texto e retire:
a) Uma frase afirmativa-_____________________________________________________________
b) Uma frase exclamativa-___________________________________________________________
c) Uma frase interrogativa-___________________________________________________________
d) Uma frase com diálogo-___________________________________________________________
6 – Separe as sílabas das palavras e depois diga o número de sílabas:
Corredor------------------------------------- desengonçaram-----------------------------------
Cabecinha----------------------------------- estranho-------------------------------------------
Mas------------------------------------------ escrevendo----------------------------------------
Muito----------------------------------------- duas-------------------------------------
7 – Copie do texto palavras com estas sílabas:
CE-__________________________________________________________________________
CI-__________________________________________________________________________
SE-__________________________________________________________________________
8 - Escolha cinco palavras que você encontrou e forme frases com elas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Ditado de frases:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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SUCESSO!!!
legal pra min pra min estuda
ResponderExcluirDemais.mesmo
ResponderExcluirOlá amiga Márcia! Não sei se vc ainda alimenta o blog, ou assim como eu, não anda tendo tempo. Mas quero registrar aqui que eu novamente estou usando atividades do blog. Este texto é ótimo para explicarmos sentido real e figurado das palavras. Bjs saudades...
ResponderExcluirExcelente atividade!
ResponderExcluirNão é muito ruim
ExcluirMuito bom! Parabéns!
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