02 junho, 2009

Atividade Avaliativa de Língua Portuguesa




TEXTO NARRATIVO:
TROCANDO AS BOLAS
— Atirei o pau no gato-to-to, vamos todos cirandar, o cravo saiu ferido-do-do, para o meu amor passar.— Que mania você tem de misturar tudo, Troca Bolas! — reclamava a meninada. — Assim não dá para brincar de roda. Você nunca canta os versos direito! Troca Bolas era assim mesmo. Adorava confundir tudo.Quando a irmãzinha do Troca Bolas pedia para ele contar uma história, o menino saía com esta: Era uma vez uma menina muito bonita, com a pele branca como a neve, que vivia num castelo de uma madrasta muito má. Um dia, ela colocou um chapeuzinho vermelho e foi levar doces para a vovozinha. Aí ela subiu uma escada e perdeu o sapatinho de cristal. Por isso, a bruxa prendeu a coitadinha numa torre e os cabelos dela ficaram compridos e o príncipe subiu neles para salvá-la... É claro que a irmã do Troca Bolas não entendia nada. Mas como ainda era muito pequena, ria a valer. E assim Troca bolas ia vivendo. Misturava tudo e o pessoal tinha de fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele. Um dia a criançada estava brincando na praça, numa tarde de sol, em volta de um laguinho de cimento, quando alguém gritou:— Acudam! A gatinha da irmã de Troca Bolas caiu no lago!— Quem vai entrar no lago para tirar a gatinha de lá?Só que não foi preciso que ninguém se molhasse. Rapidamente, a água do lago começou a baixar e a gatinha conseguiu sair do lago.O que tinha acontecido? Troca Bolas tinha corrido para abrir o registro da água e esvaziar o lago. Todos aplaudiram:— Grande idéia, Troca Bolas! Como é que você pensou nisso?— Muito simples! — respondeu o menino. — Vocês não estavam pensando em tirar a gatinha da água? Pois eu pensei em tirar a água da gatinha.
Pedro Bandeira(adaptação)1)-Responda de acordo com o texto:a) O texto tem ________parágrafos.b) O título do texto é ______________________________________c) O autor do texto é ______________________________________2)- Leia o 1º parágrafo e escreva o que você descobriu.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3) - Por que o personagem principal da história se chama Troca Bolas?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4)- Circule, no texto, o parágrafo em que Troca Bolas conta uma história para sua irmãzinha.5)- Releia o parágrafo que você circulou. Agora escreva o nome de duas histórias que aparecem nesse parágrafo._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Diga o que essa história tem de diferente das outras história.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________6) Leia com atenção as frases abaixo e marque com um ( X ) as expressões que melhor substituem as expressões grifadas:a) Mas, como era muito pequena, ria a valer.( ) sorria( ) ria muito( ) ria baixob) O pessoal tinha que fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.( ) grande esforço / desfazer( ) pouco esforço / juntar( ) relaxamento / bagunçar7) Que outro título você daria ao texto?_______________________________________________________________8) Explique o que aconteceu com a gata da irmã de Troca Bolas._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________9) Justifique a afirmativa abaixo.“Ninguém se molhou para salvar a gatinha.”Por quê?__________________________________________________________________________________10) Circule nas frases as palavras que indicam ação (verbos) e depois, reescreva-as.a) “Atirei o pau no gato-to-to.”._______________________________________________________________b) “Ela subiu a escada e perdeu o sapatinho novo”._______________________________________________________________11) Retire do 4° parágrafo uma palavra com:hiato:___________________________________ditongo: _________________________________monossílabo:_____________________________12) Reescreva a frase fazendo a concordância.O menino contou uma história.
Eu ________________________________________________________
Ele ________________________________________________________
Nós _______________________________________________________
Eles _______________________________________________________
A gente ____________________________________________________
13) Observe as palavras abaixo. Em cada linha há uma palavra escrita incorretamente. Sublinhe essa palavra e reescreva-a de forma correta.a) curso – promessa – menssagem – travesseiro - caseiro ( ___________________)b) jeito – gente – hoge – jibóia - tigela.(___________________)c) conparecer – comprido – combater – lamber compadre (__________________)d) guiar – aquilo – prequiça - máquina lingüiça.(__________________)e) corrida – assado – morrer – asinar – massa.(_________________)
14)-Retire das frases o sujeito:
a)-“Troca Bolas era assim mesmo”.
__________________________________________________________________
b)-“A criançada estava brincando na praça.”
_________________________________________________________________
c)- “A gatinha da irmã de Troca Bolas caiu no lago”.
__________________________________________________________________

15)-Complete as frases a seguir com os verbos de ação que faltam:

a)- Hoje, eu----------------------------------------um bolo muito gostoso.
b)- Depois do almoço --------------------------bola no campo da escola.
c)- Troca Bolas------------------------------------todas as histórias em uma só.
d)- O gatinho --------------------------------------na lagoa e quase morreu.
e)- Um carro em alta velocidade---------------------------várias pessoas em São Paulo.

16)- Agora preste bastante atenção que a professora vai ditar algumas palavras:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

  1. AMEI E VOU UTILIZAR COM OS MEUS ALUNOS

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS, ADOREI VOU UTILIZAR!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns adorei !Obrigada pelo compromisso com o blog que é auxílio a todos nós educadores.
    Beijos!

    ResponderExcluir