23 julho, 2011

Texto poesia: Leitura e interpretação -4° ano

O CADERNO

O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995

Interpretando o Texto

1- Identifique os pares de rimas presentes.

2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?

3-Quem é o personagem principal do texto?

4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.

5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?

6- E você, o que responderia para ele?

Um pouco de Gramática
1- Leia em voz alta as palavras do quadro e escreva-as separando em sílabas:
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática

2- Pinte as sílabas que foram pronunciadas com maior intensidade.

3- Copie completando.

Sílaba................ é aquela pronunciada com maior intensidade.

4 – Observando a sílaba tônica das palavras abaixo, identifique aquelas que não fazem parte dos conjunto
café favor
puder
salão nuvens



junto galinha
caderno
canto médico

música gramática
tônica
sílaba também
5 – Faça um quadro distribuindo as palavras da atividade anterior nas colunas correspondentes. Atenção: observe a posição das sílabas tônicas!
Oxítona Paroxítona Proparoxítona
(última) (penúltima) (antepenúltima)


6 – Reescreva as palavras a seguir, separando-as em sílabas:
a) cafezinho e) companheirismo i) relaxados
b) paralelepípedo f) conversando j) concordaram
c) alegremente g) juramento l) caprichávamos
d) encadernação h) solenidade m) sensação

7 – Pinte a sílaba tônica das palavras da atividade anterior.


Vamos Produzir

Pense em algo de que goste muito. Pode ser um objeto, um animal de estimação, uma flor, um jogo ou um brinquedo. Faça um desenho dele e escreva como ele é importante para você, como o ganhou ou o comprou, quem lhe deu e quando. Escreva também todos os sentimentos e idéias que ele desperta em você, além de todas as suas características.

Um comentário:

  1. nossa vlw me ajudou bastante na minha prova LOOOOOP

    ResponderExcluir