06 abril, 2010

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA -SUJEITO E PREDICADO

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA


TRABALHAR “SUJEITO E PREDICADO

ATRAVÉS DO TEXTO”
Língua
Caetano Veloso
Gosto de sentir a minha língua roça
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias

E uma profusão de paródias

Que encurtem dores

E furtem cores como camaleões

Gosto do Pessoa na pessoa

Da rosa no Rosa

E sei que a poesia está para a prosa

Assim como o amor está para a amizade

E quem há de negar que esta lhe é

superior

E deixa os portugais morrerem à míngua

"Minha pátria é minha língua"

Fala mangueira!

Fala!

Flor do Lácio Sambódromo

Lusamérica latim em pó

O que quer

O que pode

Esta língua?

Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas

E o falso inglês relax dos surfistas

Sejamos imperialistas

Vamos na velô da dicção choo choo de

Carmen Miranda

E que o Chico Buarque de Holanda nos

resgate

E - xeque-mate - explique-nos Luanda

Ouçamos com atenção os deles e os delas

da

TV Globo

Sejamos o lobo do lobo do homem

Adoro nomes

Nomes em Ã

De coisas como Rã e Imã

Nomes de nomes

Como Scarlet Moon Chevalier

Glauco Matoso e Arrigo Barnabé e Maria

da

Fé e Arrigo barnabé

Flor do Lácio Sambódromo

Lusamérica latim em pó

O que quer

O que pode

Esta língua?

Incrível

É melhor fazer um canção

Está provado que só é possível

Filosofar em alemão

Se você tem uma idéia incrível

É melhor fazer um canção

Está provado que só é possível

Filosofar em alemão

Blitz quer dizer corísco

Hollyood quer dizer Azevedo

E o Recôncavo, e o Recôncavo, e o

Recôncavo

Meu medo!

A língua é minha pátria

E eu não tenho pátria: tenho mátria

E quero frátria

Poesia concreta e prosa caótica

Ótica futura

Samba -rap, chic-left com banana

Será que ela está no Pão de Açúcar?

Tá craude brô você e tu lhe amo

Qué queu te faço, nego?

Bote ligeiro

Nós canto-falamos como que inveja negros

Que sofrem horrores no gueto do Harlem

livros, discos, vídeos à mancheia

E deixe que digam, que pensem e que

falem .

Analise do texto:

1 – Como você entende a palavra língua na

música de Caetano? Explique.

2 – sabe-se que o sujeito de uma oração é

o termo sobre o qual se informa algo ou

alguma coisa. Nesta música, a palavra

língua quer informar algo ou alguma coisa

ou receber alguma informação? Explique.

3 – Na passagem : Gosto de sentir a minha

língua roçar a língua de Luís de Camões ...

, qual o sujeito das ações de gostar e

roçar? Explique.

4 – Nos versos “Vamos atentar para a

sintaxe dos paulistas”,” Ouçamos com

atenção os deles e os delas da TV Globo”,

Sejamos o lobo do lobo do homem” e

“Adoro nomes”, percebe-se que tipo de

sujeito? Justifique.

5 - "Minha pátria é minha língua" , neste

trecho podemos identificar o predicado

através da idéia que todo predicado é o

termo da oração que expressa algo ou

alguma coisa sobre o sujeito. Após

identificar o predicado desta oração, diga

qual a importância dele para a constituição

da música de Caetano.

6 – Qual a importância da língua para os

sujeitos de uma nação que a usam?

Explique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário