Páginas

26 maio, 2009

ATiVIDADE DIAGNÓSTICA - 5° ano



LEIA OS TEXTOS ABAIXO E RESPONDA O QUE SE PEDE:
O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto. Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Elepassou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ.Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 nov. 1993.
1) A partir da leitura do texto, podemos dizer que ele é do gênero: ( ) instrucional ( ) guia turístico( ) enciclopédia ( ) dicionário
2) De acordo com o texto, O bicho-pau se parece com:( ) florzinha seca. ( ) folhinha verde.( ) galhinho seco.( ) raminho de planta.
3) Que nome recebe os truques que os animais fazem para adaptar aos lugares?_________________________________________________________________________4)” 4)"Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou?!"A palavra em destaque ele, se refere a quem?
( )ao bicho ( ) ao galho

Feias, sujas e imbatíveis


As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas.Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.5)
O texto acima é do gênero:
( ) poético ( )narrativo/informativo( )narrativo/descritivo ( )instrucional
6)No trecho “Vai encarar?” (l.2), o ponto de interrogação tem o efeito de:( ) apresentar.( ) avisar.( ) desafiar.( ) questionar.


Continho
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada? — Ela não vai não: nós é que vamos nela.— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v.1. p. 76.
7) Podemos dizer que o texto possui gênero:( ) poético ( )instrucional( )humorístico ( )dicionário
8) Há traço de humor no trecho:
( ) “Era uma vez um menino triste, magro”.
(l. 1)( ) “ele estava sentado na poeira do caminho”.
(l. 2)( ) “quando passou um vigário”.
(l. 2-3)( ) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.
9)O que quer dizer a expressão ”Na soalheira danada de meio-dia,...”_____________________________________________________________
10)Reescreva a frase passando as palavras em destaque para o aumentativo:“Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho”__________________________________________________________________________________________________________________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário