27 dezembro, 2011

Texto: A Pipa e a Flor - texto para leitura e interpretação, 3º ano

ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
ALUNO(A):____________________________________DATA:_______________4º ANO

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
 TEXTO NARRATIVO: A PIPA E A FLOR

                                         A pipa e a flor
     Era uma vez uma pica de cara risonha que ficou enfeitiçada por uma florzinha maravilhosa. Não conseguindo mais viver sem ela, deu sua linha para a flor segurar. A flor, então soltou a linha para a pipa voar bem alto.
     Mas a flor, aqui de baixo, percebeu que estava ficando triste. Não, não é que estivesse ficando triste. Estava ficando com raiva . Que injustiça que a pipa pudesse voar tão alto, e ela tivesse de ficar plantada no chão. E teve inveja da pipa.
     Tinha raiva ao ver a felicidade da pipa, longe dela....
     Tinha raiva quando via as pipas lá em cima, tagarelando entre si. E a flor, sozinha, deixada de fora.
     -Se a pipa me amasse de verdade não poderia estar feliz lá em cima longe de mim. Ficaria o tempo todo comigo....
     E a inveja juntou-se ao ciúme.
     Inveja é ficar infeliz vendo as coisas bonitas e boas que os outros têm, e nós não.
     Ciúme é a dor que dá quando a gente imagina a felicidade do outro, sem que a gente esteja com ele.
     E a flor começou a ficar malvada.
     Ficava emburrada quando a pipa chegava.
     Exigia explicação de tudo.
     E a pipa começou a ter medo de ficar feliz, pois sabia que isto faria a flor sofrer.
     E a flor foi aos poucos, encurtando a linha.
     A pipa não mais podia voar.
     Via, ali do baixinho, de sobre o quintal( esta era toda a distância que a flor lhe permitia voar) as outras pipas, lá de cima...E sua boca foi ficando triste. E percebeu que já não gostava tanto da flor, como no início
                              Rubens Alves, A pipa e a flor. São Paulo, Loyola, s/d.,3ª edição.

COMPREENSÃO DO TEXTO
1-Responda com base no texto:
a) O que a pipa sentiu quando subiu bem alto?
______________________________________________________________________
b) Para a pipa, o que era bom saber quando estava lá no alto?
______________________________________________________________________
C) Quem, lá embaixo, esperava a pipa?
______________________________________________________________________
2) Complete as frases com as palavras do quadro, de acordo com o texto:

Ciúme         triste    inveja      raiva

a)      A flor percebeu que estava ficando.................................................................................
b)      Ela estava também com...................................................................................................
c)      E teve.............................................................da pipa.
d)     E a inveja juntou-se o......................................................................................................

3) Complete as duas frases do texto que mostram as razões de a flor ficar com tanta raiva da pipa:
a) Tinha raiva................................................................................................................

b)Tinha raiva.................................................................................................................
4) Copie do texto o que a flor pensava quando a pipa estava longe dela:
________________________________________________________________________

________________________________________________________________________
5) O que o narrador escreveu sobre:
a) A inveja...............................................................................................................................

b) O ciúme..............................................................................................................................

6) Complete as frases com as alternativas que caracterizam a flor e a pipa:
a) a flor começou a ficar........................................................................................................
(     )arrependida                                (      ) bondosa                          (     ) malvada

7)Por que a pipa não podia mais voar?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
8) Qual foi o sentimento da pipa em relação à flor, quando via as outras pipas voando lá em cima?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9)O que você faria se estivesse no lugar da flor?
__________________________________________________________________________________

10)Quem é o autor dessa história?
_________________________________________________________________________________

Leitura e interpretação 3º ano - texto: codorninha do sertão



ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA
ALUNO(A):_________________________3° ANO_________DATA:________

                    ATIVIDADE  DE LÍNGUA PORTUGUESA

LEIA O POEMA DO POETA ALMIR CORREIA E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 1 A 4:

                 CODORNINHA DO SERTÃO

     CODORNINHA DO SERTÃO
     BOTA UM OVO NA LUA
     BOTA OUTRO NO CHÃO.
     BOTA AQUI
     BOTA ACOLÁ
     BOTA ATÉ EM BAGDÁ.
     BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO
     BOTA BOTA BOTA
     O DIA INTEIRO.
     E ÀS VEZES
     DEVIDO AO VENTO
     DESBOTA UM LAMENTO.


1) DE ACORDO COM O POEMA, A CODORNINHA DO SERTÃO REPETE MUITAS VEZES UMA DETERMINADA AÇÃO(VERBO).
A) O QUE ELA FAZ CONSTANTEMENTE?
_________________________________________________________________________
B)ELA ESCOLHE UM ÚNICO LOCAL PARA FAZER ESSA AÇÃO?POR QUÊ?
_________________________________________________________________________

2)NO VERSO"BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO".A PALAVRA GRIFADA SIGNIFICA:
A(   )O VERBO BOTAR COM SENTIDO DE PÔR
b(   )SE REFERE A UM TIPO DE CALÇADO

3)NO TRECHO"DESBOTA UM LAMENTO"A PALAVRA EM DESTAQUE SE REFERE A QUE SENTIMENTO:
(   )ALEGRIA             (   )ESPANTO              (   )MEDO              (   )TRISTEZA

4)O TEXTO QUE VOCÊ LEU É:
(   )INSTRUCIONAL               (   )INFORMATIVO              (   )POÉTICO


5)CODORNINHA DO SERTÃO,A PALAVRA EM DESTAQUE É:
A(  )UM RÉPTIL
B(  )UM MAMÍFERO
C(  )UMA AVE
D(  )UM ROEDOR

6)RETIRE DA POESIA OS PARES DE RIMAS QUE VOCÊ ENCONTRAR:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7)"BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO".A PALAVRA EM DESTAQUE É A PROFISSÃO DE QUEM TRABALHA COM BOIS, VACAS.DEFINA AS SEGUINTES PROFISSÕES:
CUIDA DOS NOSSOS DENTES:_____________________________
CUIDA O JARDIM:_______________________________________
FAZ O LANCHE ESCOLAR:_________________________________
DIRIGE AUTOMÓVEIS: ____________________________________
FAZ MÓVEIS DE MADEIRA:________________________________
CUIDA DOS NOSSOS CABELOS:____________________________
CONSTRÓI CASAS:______________________________________
FAZ PÃES:_____________________________________________

9)EM CADA GRUPO DE PALAVRAS ABAIXO HÁ UMA ERRADA. DESCUBRA QUAL É E REESCREVA-A:
A) PASSEIO  - ASSEIO  - MASSA  - MISA  - PÁSSARO(__________________).
B)MORRO - CAROÇA - BARRO - CORREIO -MARRECO(__________________).
C)CAMPO - TEMPO - TONBO - TEMPESTADE -ESTAMPA(_________________).
D)MOÇO - CARROÇA - CAÇA - SELEÇIONE - TAÇA(_____________________).

10)FORME LINDAS FRASES COM AS SEGUINTES PALAVRAS:
OVO_____________________________________________________________
VENTO___________________________________________________________
LUA_____________________________________________________________
AQUI____________________________________________________________
VAQUEIRO________________________________________________________


                                                                 FAÇA COM CARINHO!!!

Quebra - cabeça das consoantes


Atividade carnaval - alfabetização



PRODUÇÃO TEXTUAL - HQ - TURMA DA MÔNICA - 3º e 4º ano

Chapeuzinho Vermelho - dobradura

Alfabetização atividades sobre Carnaval



Provinha Brasil - questã0 1,2,3,4,6





Alfabetização - atividades sobre a Dengue





Alfabetização - autoditado, cruzadinha, complete e fonemas








alfabetização -letra cursiva

Alfabetização - som do /ã/, /k/



















Alfabetização - som do /x/ e do /z/