06 setembro, 2011

Atividades de língua portuguesa - 4º ano


Atividade de verificação de aprendizagem  -  3° Bimestre

                    O galo que logrou a raposa

      Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “...Deixa estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
       ___Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor. 
      ___Muito bem! ___ exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
        Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
      ___Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo. E raspou-se.
Moral:Com esperteza, esperteza e meia.

Vocabulário: Logrou: Obter, desfrutar,enganar,etc.              
                   Matreiro: muito experiente,astuto, sabido, etc.

Leia atentamente para responder as questões abaixo:


1-Em “Um velho galo matreiro, percebendo...” – a palavra sublinhada significa:
A(      ) notando                                   C(      ) supondo
B(      ) adivinhando                            D(      ) prevenindo

2- Em ...”percebendo a aproximação da raposa...” – apalavra sublinhada pode ser substituída por:
A(      ) proposta                                  C(      ) voz
B(      ) intenção                                   D(      ) chegada


3- E “empoleirou-se numa arvore” – a palavra sublinhada pode ser substituída por:
A(      ) escondeu-se                             C(      ) pulou
B(      ) subiu                                        D(      ) encolheu-se

4- Em “a raposa, desapontada, murmurou consigo” – a palavra sublinhada significa:
A(      ) disse em voz baixa                 C(      ) resmungou
B(      ) falou disfarçadamente             D(      ) pensou

5- Em “Muito bem! – exclamou o galo.”- a palavra em negrito significa:
A(      )falar em voz alta e com admiração.                 C(     ) falar demonstrando aprovação.
B(      ) falar em tom de censura.                                D(     ) falar em tom autoritário.

6- Em “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras” – a expressão grifada equivale a:
A(      ) entre as                   C(     ) longe das
B(      ) apesar das               D(     ) sem as

7- Em “... e tratou de por a fresco”, a expressão grifada quer dizer:
A(      ) ir para um lugar que não faça tanto calor.
B(      ) sair para o ar livre.             D(       ) colocar-se a salvo.       C(          ) ir saindo.



8- Em “E raspou-se” significa:
A(       ) saiu calmamente.                       C(       ) escondeu-se.
B(       ) saiu precipitadamente.               D(       ) feriu-se.

9- Quando o galo se empoleirou na árvore, a raposa ficou:
A(      ) zangada.                      C(       ) indiferente.
B(      ) decepcionada.               D(      ) contente.

10-A respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma – “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!” – Isso significa que ela pensou em:
A(      ) aliviar o sofrimento do galo.                   C(      ) cozinhar o galo.
B(      ) dar uma lição no galo.                             D(      ) fazer amizade com o galo.

11- Ao dizer “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições!” – o galo se refere às:
A(       ) desavenças ocorridas entre os homens.
B(       ) crueldade cometida pela raposa em relação a seus amigos.
C(       ) desavenças que houve no reino animal.     D(       ) brigas entre ele e a raposa.

12- A raposa é tida como um animal muito assustado, esperto. Nessa fábula, a raposa mostrou-se:
A(      ) mais esperta do que o galo.                 C(      ) tão esperta quanto o galo.
B(      ) menos esperta do que o galo.               D(      ) muito esperta, além de corajosa e brincalhona.

13- O nome Co-ri-có-có, usado pela raposa em referência ao galo, relaciona-se:
A(      ) ao canto do galo.                C(      ) à cor do galo.
B(      ) à raça do galo.                    D(      ) ao físico do galo.
 
14 – Na frase: “Um velho galo matreiro,...” Quais palavras modificam a palavra galo?
_______________________________________________________________________________

15 – Em: “...mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.”  O pronome em negrito refere-se a quem
A(       ) aos animais                         ) aos cães       C(       ) a raposa                   d(     ) ao galo





Texto para leitura e interpretação - 4º ano