27 maio, 2011

Atividades - Funções de linguagem - 1° ano EM

1. Nova Poética

Vou lançar a teoria do poeta sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.
Vai um sujeito,
Sai um sujeito de casa com a roupa de brim
                                               [branco muito bem engomada,
                e na primeira esquina passa um caminhão,
                salpica-lhe o paletó de uma nódoa de lama:

É a vida.

O poema deve ser como a nódoa no brim:
Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero. (...)                       Manuel Bandeira

As funções da linguagem PREDOMINANTES na "Nova Poética" são:
a) metalingüística - referencial.
b) conativa - metalingüística.
c) poética - conativa.
d) emotiva - conativa.
e) referencial - fática.

2. "A história do gerente apressado
Certa vez, um apressado gerente de uma grande empresa precisava de ir ao Rio de Janeiro para tratar de alguns assuntos urgentes.  Como tivesse muito medo de viajar, deixou o seguinte bilhete para sua recém-contratada secretária:
Maria: devo ir ao Rio amanhã sem falta.
Quero que você me 'rezerve', um lugar, 'à noite', no trem das 8 para o Rio.

Sabe o leitor o que aconteceu?
O gerente, simplesmente, perdeu o trem!
Por quê?"              (BLIKSTEIN, Izidoro. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA São Paulo: Ática, 1990, p.05)

O gerente perdeu o trem, porque a secretária não decodificou a problemática mensagem. Qual bilhete é mais adequado para que a comunicação se dê, de fato:
a) Maria: devo ir ao Rio amanhã sem falta. Quero que você reserve um lugar, à noite, no trem das 8 para o Rio.
b) Maria: devo ir ao Rio amanhã. Quero que você me compre, um lugar, à noite, no trem das 8 para o Rio.
c) Maria: Compre, para mim, uma passagem, em cabina com leito, no trem das 20h de amanhã (4ò feira), para o Rio de Janeiro.
d) Maria: vou ao Rio amanhã impreterivelmente.  Quero que você me compre, à noite uma passagem para o Rio no trem das 8.
e) Maria: devo ir no Rio amanhã. Quero que, à noite você me reserve, sem falta, um, lugar, no trem das oito.

3. Assinalar a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:
a) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim...
b) "Não discuto com o destino o que pintar eu assino"
c) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros.
d) Conheça você também a obra desse grande mestre.
e) Semântica é o estudo da significação das palavras.

4. Dos trechos que seguem, todos eles retirados do romance INCIDENTE EM ANTARES de Érico Veríssimo, a alternativa em que fica evidente a metalinguagem é
a) "- Credo quia absurdum est - intervém o Prof. Libindo, num tom de voz em que se pode ver o tipo itálico da citação latina."
b) "E o padre continuava a gritar: 'É o Juízo Final! Arrependei-vos enquanto é tempo! Orai! Orai! Orai!"
c) "O Cel. Vacariano remexe-se na sua poltrona procurando uma posição ao agrado de sua próstata."
d) "- Qual democracia! - replicou o Cel. Vacariano. - Vivemos numa cafajestocracia, isso é que é."
e) "- Usemos de todas as nossas armas. Primeiro, a nossa condição de mortos. Sejamos mais vivos que os vivos."

5. Relacione os elementos da comunicação:


a) meio para estabelecer comunicação.
b) o que envia a mensagem.
c) o que recebe a mensagem.
d) a informação.

(     ) emissor
(     ) receptor
(     ) mensagem
(     ) código



6. Ao passar um telegrama o código utilizado pelo emissor é a _________________ .
Palavra escrita

7. Em "Flávio telefonou a Carlos para felicitá-lo pelo seu aniversário." identifique:
o emissor:    o receptor:    a mensagem:     o código:

8. "Código é todo o conjunto de sinais utilizados para a transmissão de uma mensagem." Indique quais os códigos que podem ser utilizados:
1) quando falamos:
2) numa canção:
3) numa história em quadrinhos:

9. A frase jornalística cuja má formulação permite dupla leitura é:
a) Os aeroviários farão manifestação no saguão do aeroporto.
b) Pelé não consegue esconder o orgulho de seus novos filhos.
c) A equipe de jornalistas foi afastada com violência pelos seguranças do Ministério.
d) O índice inflacionário manteve-se estável em relação ao do mês passado.
e) A demissão do Ministro era aguardada por todos que vinham acompanhando o caso.

10. Assinale a opção que apresenta a função da linguagem predominante nos fragmentos a seguir:
                                                               ( I )
Maria Rosa quase que aceitava, de uma vez, para resolver a situação, tal o embaraço em que se achavam. Estiveram um momento calados.
- Gosta de versos?
- Gosto...
- Ah...
Pousou os olhos numa oleografia.
- É brinde de farmácia?
- É.
- Bonita...
- Acha?
- Acho... Boa reprodução...               (Orígenes Lessa. O FEIJÃO E O SONHO)

Atividade de: Linguag,lingagem e fala;


TEXTO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
À MODA CAIPIRA
Para a Sonia Junqueira, pela parceria e amizade.

U musquitu ca mutuca
num cumbina.
U musquitu pula
i a mutuca impina.
U patu ca pata
num afina.
U patu comi grama
i a pata qué coisa fina.

U gatu cum u ratu
vivi numa eterna luita.
U ratu vai cumê queiju,
vem um gatu i insurta.

U galu ca galinha
num pareci casadu.
A galinha vai atrais deli
i u galu sarta di ladu.



U pavão ca pavoa
mais pareci muléqui.
A pavoa passa réiva
e eli só abri u léqui.

U macacu ca macaca
num pareci qui si ama:
ela pedi um abraçu,
ele dá uma banana…

Eu mais ocê cumbina
qui dá gostu di vê:
eu iscrevu essas poesia
i ocê cuida di lê…

(Cantos de encantamento. Belo
Horizonte: Formato, 1996. p. 22.)



1. Ao escrever esse poema, o autor não obedeceu às regras ortográficas da língua portuguesa.
a) Leia o nome do poema e tire uma conclusão: Por que, na sua opinião, o autor escreveu o texto
desse modo?
_______________________________________________________________________________
b) Qual é o dialeto que o autor usou para escrever o poema?
___________________________________________________________________________

2. Compare as palavras abaixo. As da coluna da esquerda estão escritas de acordo com as regras ortográficas, e as da coluna da direita estão escritas conforme aparecem no poema.
Mosquito          musquitu
Pato                  patu
Rato                  ratu
a) Quais dessas palavras lembram mais o nosso jeito de falar?
_____________________________________________________________________________

b) Conclua: Nosso jeito de falar sempre corresponde ao modo como as palavras são escritas?
_____________________________________________________________________________
3 - Leia esta tira, de Maurício de Souza:
—      Toma um leite Zé Lelé?
—      Pru que ocê tá rasgando a manga da camisa?
—      Dizem qui tomá leite cum manga faiz mar!
  No diálogo , Chico Bento conversa com seu amigo Zé Lelé. Observe que eles se comunicam fazendo uso de uma variante lingiística, ou seja, um tipo de português falado em certas regiões do país.
a)      Onde se fala esse tipo de variante lingüística: na zona rural ou nos centros urbanos?
_______________________________________________________________________________
b)      Apesar disso, os brasileiros em geral são capazes de compreender essa conversa?
________________________________________________________________________________
De acordo com a norma padrão, que aprendemos na escola, como deveríamos escrever as palavras e expressões "pru que", ocê", "tomá", "faiz mar"?
________________________________________________________________

4 – Leia atentamente o texto e responda as perguntas:

Falar difícil

            A empregada de um amigo meu tem mania de falar difícil. Está preparando o enxoval da filha e assegura a todos, com firmeza, que sua filha não se casará enquanto não estiver completamente enxovalhada.
            Comentário dela, extasiada diante de um buquê de flores que a patroa trouxe da feira:
            - Ah, mas que flores mais bonitas! Tão sinceras!Tão disfarçadas!
            Outro dia, o gato da casa começou a se esfregar em suas penas, ela o espantou com um gesto:
            _Chiba, gato, infalivelmente! Que gato exterior, meu Deus.
            Os simples de coração.
            Foi buscar os óculos da patroa, a pedido desta, e depois perguntou, muito séria:
            _ Afiná de contas, a gente diz “ócris” ou “zócris”?
            A empregada veio anunciar o almoço:
            _ Gente, tá na hora de murçá.
            _ Não é assim que se fala – corrigiu a patroa.
E ela imperturbável:
            - Eu sei que é “armuçá”. Mas quero falar murçá.
                                                                                    
                 Fernando Sabino
As palavras afiná, ócris e murçá indicam uma variação lingüística: (1,0)
a)       Etária
b)       Regional
c)       De sexo
d)       De nível de instrução
e)       Profissional

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(  ) A língua escrita apresenta dois gêneros: a norma culta ou padrão e a coloquial ou popular.
(  ) A língua evolui com o tempo.
(  ) Ocê é um exemplo de variação lingüística conhecida como gíria.
(  ) Jargões são expressões específicas utilizadas por determinados profissionais.

5 - Sobre a FALA é correto afirmar :
A) (     ) é a única modalidade de linguagem baseado em palavras.
B)(     ) é o sistema de representação constituído por signos linguísticos.
C) (     ) é a realização concreta da língua, feita por um indivíduo da comunidade num determinado momento.

Texto para interpretação - 4° ano


COMPREENDENDO O TEXTO

1 – A IDEIA PRINCIPAL DO TEXTO É:
(     ) JÚLIO CÉSAR BRINCA COM OS ÍNDIOS.
(     ) JÚLIO CÉSAR É PERSEGUIDO PELOS ÍNDIOS.
(     ) A GUERRA DOS ÍNDIOS.

2 – NUMERE OS FATOS, DE ACORDO COM A ORDEM DO TEXTO:
(     )  O MENINO, APAVORADO, CORRIA DESESPERADAMENTE.
(     )  ATIROU-SE AO CHÃO E COMEÇOU A GRITAR.
(     ) UM BANDO DE ÍNDIOS ESTAVA ATRÁS DE JÚLIO CÉSAR.
(     ) O GAROTO PROCURAVA ALGUMA COISA ONDE PUDESSE SE ESCONDER.
(     ) DE REPENTE, ELE OUVIU O ZUMBIDO DE UMA FLECHA.
(     ) SOLTOU UM FRACO GEMIDO E ACORDOU.

3 – DE ACORDO COM O TEXTO COMO ERA O LUGAR ONDE SE DEU O FATO?
______________________________________

4 – DE QUEM FOI A FALA “QUANDO TIVER PESADELO, VIRE O TRAVESSEIRO”.
______________________________________

5 – COMO FICOU JÚLIO CÉSAR AO ACORDAR?
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6 – LENDO O TEXTO É POSSÍVEL DIZER QUANTOS ÍNDIOS HAVIA? E ELES ESTAVAM ARMADOS?
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7 – OBSERVE A FRASE “ OS ÍNDIOS ERAM MUITOS E VINHAM DEPRESSA”.AS PALAVRAS EM DESTAQUE  PODEM SER  SUBSTITUÍDAS POR QUAIS OUTRAS SEM PERDER O SENTIDO ORIGINAL?
___________________________________

8 – A ORAÇÃO “ REZE E PEÇA A DEUS QUE LHE DÊ BONS SONHOS” É:
 (      ) EXCLAMATIVA           (     ) AFIRMATIVA              (     ) IMPERATIVA






Leitura e interpretação - texto crônica

Texto para questões de 1 a 3:
Pai não entende nada
- Um biquini novo?
- É,pai.
- Você comprou um no ano passado!
- Não serve mais, pai. Eu cresci.
- Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
- Não serve, pai.
- Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquini maior.
- Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada: 101 crônicas escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 255.
1. Explique resumidamente quais informações extratextuais um leitor precisa dominar para poder entender esse breve diálogo.
2. Existe uma intenção do autor em reproduzir o diálogo com a espontaneidade da fala. Que características da fala são transmitidas à escrita nessa crônica?
3. O título da crônica já previne o leitor para certa dificuldade de entendimento entre pais e filhos. Todavia, o leitor vai construindo o sentido do texto baseado num argumento da filha, que o pai não consegue rebater.a)  Que palavra vem quebrar totalmente a expectativa do leitor?b)  O que essa quebra de expectativa provoca no texto? Explique.c)  Seria correto afirmar que o autor usou intencionalmente os mecanismos de seleção e combinação ao escolher essa palavra?

Leitura e interpretação

TEXTO : TESTE DE CORAGEM

     Pororoca queria fazer parte da turma de Balau. Para isso, teria de se submeter a um teste de coragem: entrar numa casa abandonada que todos diziam ser mal-assombrada.
     Ao ser informado do teste, por Balau, Pororoca reage:
     _____Lá? Você está louco?
     _____Eu não. Se você não quer, voltamos e fim de papo.
     _____Bem...
     _____Está com medo?
     Pororoca estufou o peito, morrendo de medo, e respondeu:
    _____Nem medo, nem medinho, nem medão! Estou pronto.
    _____Ok.O teste é o seguinte: hoje de manhã eu joguei uma laranja dentro da casa. Você deverá ir lá, entrar na casa, achar a laranja e trazer de volta. Nós esperamos aqui.
    _____E onde você jogou a laranja?
    _____Lá dentro ué.
    Pororoca pensou em desistir. Mas aí ficaria sem turma ali na rua e todo mundo o chamaria de Pororoca, o medroso. Por isso, decidiu ir de qualquer jeito. Não tinha outra saída: era ir, ou...ir.
      A casa era simples, pequena, abandonada, mas, se não fosse a história de Balau, ninguém pensaria que era mal-assombrada. O mato crescia por todos os lados e as duas janelas estavam parcialmente arrebentadas e abertas.A porta da frente, depois do pequeno alpendre, também estava meio aberta. Era por ali que ele iria entrar. Pororoca juntou os cacos de coragem e entrou na casa...
     Mas foi a conta de entrar e um treco mole e fedido encostou-se na cabeça e no rosto dele. Isso bastou para que Pororoca arregalasse os olhos, suspendesse a respiração. No mesmo instante, deu meia-volta e disparou na maior correria da sua vida.

        GARCIA,Gabriel Edson. Meninos e meninas – Traquinagens, brincadeiras e emoções na rua.

                                 RESPONDA:

1 – Por que Pororoca aceitou o desafio de entrar na casa mal-assombrada?
___________________________________________________________
2 – Explique com suas palavras o teste a que Pororoca teria de se submeter;
____________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Qual foi a reação de Pororoca ao ser informado do teste?
_____________________________________________________________
4 – Por que Pororoca resolveu aceitar o desafio?
_____________________________________________________________

4 – Observe a frase “ Pororoca queria fazer parte da turma de Balau”.A palavra em destaque representa :
A(      ) classe                b(     ) amigos         b(      ) garotos


5 – Leia os trechos e depois responda
“Se você não quer, voltamos e fim de papo.”

a)O que quer dizer a expressão fim de papo?
______________________________________________________
“Pororoca juntou os cacos de
 coragem e entrou na casa”

b)O que você entendeu por juntou os cacos de coragem?
________________________________________________

6 – No final Pororoca foi corajoso? Por quê?
______________________________________________________

Atividade de Literatura - 2° ano -Romantismo em Portugal

1)( INIP-SP) Assinale a alternativa não-aplicável à poesia romântica;a) O artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica.
b) O importante é o culto da forma, a arte pela arte.
c) A poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa.
d) Enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo.
e) A linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.
com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No

2)(FMU-FIAM-FAAM-SP) O homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No Romantismo, a natureza aparece como:
a) Um cenário cientificamente estudado pelo homem: a natureza é mais importante que o elemento humano.
b) Um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta em busca de sua realização.
c) Um cenário sem importância nenhuma; é apenas um pano de fundo para as emoções humanas.
      d) Confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
e) É um cenário idealizado onde todos são felizes e os poetas são pastores.

3)Não é próprio do Romantismo:
(      )Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore;
(      )Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos;
(      )Explorar assuntos ligados à Antiguidade clássica, imitando-lhe os poetas e prosadores;
(      )Valorizar temas fúnebres e soturnos.

4) "Deus! Oh, Deus! Onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrelas tu t'escondes Embuçado no céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... Onde estás, senhor Deus?..."
Esta é a primeira estrofe de um poema que é exemplo de:
(      )Lirismo subjetivo, marcado pelo desespero do pecador arrependido.
(       )Lirismo religioso, exprimindo o anseio da alma humana em procura da divindade.
(      )Lirismo romântico de tema político-social, exprimindo o anseio do homem pela liberdade.
(       )Romantismo nacionalista repassado da saudade que atormenta o poeta do exílio.

5) (FUVEST – 2001)  

Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

 Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:

a) ironia romântica
b) tendência romântica
c) melancolia romântica
d) aversão dos românticos à natureza
e) fuga romântica para o sonho

6) Faça a correspondência necessária:
  a) Se corresponder a autor da 1ª geração romântica portuguesa (resíduos clássicos).
   b) Se corresponder a autor da 2ª geração romântica (ultra-romantismo).
   c) Se corresponder a autor da 3ª geração romântica (antecipações realistas).
      (   ) Camilo Castelo Branco       (   ) Soares Passo
      (   ) Júlio Dinis                         (   ) João de Deus
      (   ) Alexandre Herculano          (   ) Garrett  
          
7) Identifique a característica romântica predominante na poesia a seguir:

Quero morrer! Este mundo
Com seu sarcasmo profundo
Manchou-me de lodo e fel!
Minha esperança esvaiu-se
Meu talento consumiu-se
Dos martírios ao tropel!

8) O Romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual é essa classe?
a) burguesia        b) senhores feudais

c) nobreza      d) escravo      e) fazendeiro

9) Quais são as características do romance Camiliano?
_______________________________________________
_______________________________________________
10) Comente o momento histórico do Romantismo em Portugal:___________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11) FUVEST-SP) Qual o autor considerado o mestre da novela passional portuguesa? Indique o século e o movimento literário em que se situa a obra.
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Atividades de Literatura - 1° ano

Atividade  de Literatura

1)Marque X somente nas alternativas corretas:
(       ) Gênero épico é uma narrativa em versos, em um longo poema que ressalta a figura de um herói, um povo ou uma nação. Geralmente envolvem aventuras, guerras, viagens e façanhas heróicas e apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de heróis e feitos grandiosos.
(       ) O autor épico preocupa-se menos em expressar os seus estados de alma do que um poeta lírico.
(       ) Classifica-se de drama toda peça teatral caracterizada por seriedade, ou solenidade, em oposição á comédia propriamente dita.
(       ) Elegia é uma poesia que ridiculariza os defeitos humanos ou determinadas situações.
(       ) Gênero lírico é aquele em que o poeta expressa seu mundo interior, seus sentimentos e emoções,
sua atitude perante o mundo e os homens.
(       ) Ode é uma poesia ou canto que exalta e glorifica um hino.
(       ) O enredo de uma narrativa apresentas várias sucessões de fatos como: aventuras, conflitos, intrigas, trama, clímax,etc.
(       ) O gênero lírico é provavelmente a mais antigas das manifestações literárias.
(       ) Literatura é a arte que utiliza a palavra como matéria-prima de suas criações.
(       ) Literatura engajada pode ser comparada`a arte pela arte.
(       ) todo momento histórico apresenta um conjunto de normas que caracteriza suas manifestações culturais, constituindo o estilo da época.
 (      ) o texto literário é aquele em que predominam a repetição da realidade, a linguagem linear, a unicidade de sentido.

2) Responda:
a) Quais os elementos essenciais da narrativa?_______________________________________
________________________________________________________________________________________________
b) Defina gênero lírico:___________________________________________
________________________________________________________________________________________________
3) O gênero dramático, entre outros aspectos, apresenta
como característica essencial:
a) a presença de um narrador.
b) a estrutura dialógica.
c) o extravasamento lírico.
d) a musicalidade.
e) o descritivismo.
4) Com relação aos gêneros literários, é INCORRETO afirmar que, no gênero
a) lírico, o artista retrata criticamente a realidade.
b) épico, o autor se apega à objetividade e à impessoalidade.
c) lírico, a tendência do escritor é revelar as emoções que o mundo causou nele.
d) dramático, há ausência de narrador, apresentando-se um conflito através do discurso direto.
5) Numere em que sentido foram empregadas as palavras
denotativo (1), ou conotativo (2):
(    ) Meu pai é meu espelho
(    ) Quebrei o espelho do banheiro
(    ) Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
(    ) Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.
(    ) Completou vinte primaveras.
(     ) Na primavera os campos florescem.
(   ) Estava tudo em pé de guerra.
(   ) Ela estava com os pés inchados.
(    ) É órfão de afeto.
(   ) Muito cedo ele ficou órfão de pai.
(   ) Caíram da escada.
(    ) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
(    ) Ela disse uma montanha de absurdos.
(   ) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo.
(    ) Correu muito, mas não apanhou o frango carijó.
(    ) A tempestade já conspirava no ar.

            6) “ O vento está dormindo na calçada,
O vento enovelou-se como um cão...
Dorme, ruazinha... Não há nada...”
                                    ( Mário Quintana)

7) No primeiro verso da passagem acima, ocorre:
( ) metáfora. ( ) onomatopéia. ( ) prosopopeia. ( ) hipérbole.

8) Reconheça as figuras de palavras ou tropos que aparecem nas frases seguintes:
a) O bico do bule era preto. R:_____________________
b) Meu irmão lê Fernando Sabino freqüentemente.
R:_______________________
c) Você será tratada como uma princesa.
R:_______________________
d) Quebrei o pé da mesa. R:____________________
f) “O amor é  um grande laço .” (Djavan)
R:________________________
e) Artur era uma raposa. R:_____________________
f) A terra inteira lamentou a catástrofe.
R:_______________________
g) O rei da selva é preguiçoso. R:__________________
h) meu descansou eternamente.
R:___________________
i) Eu sou que nem o vento que sopra e passa.
R:___________________________