10 janeiro, 2010

LÍNGUA PORTUGUESA - ATIVIDADE - 5° ANO


COMPREENDENDO O TEXTO
1 – O TEXTO DESTACA:

( ) UMA AULA DE TIRO AO ALVO.

( ) UMA INTROMISSÃO DURANTE UM EXERCÍCIO DE TIRO AO ALVO.

( ) UM SIMPLES ECERCÍCIO DE TIRO AO ALVO.
2 – TIRO AO ALVO É:

( ) ATIRAR EM UM PAPEL BRANCO.

( ) ATIRAR EM UM LENÇO BRANCO.

( ) ATIRAR EM QUALQUER OBJETO, DESDE QUE SEJA BRANCO E FÁCIL SE SER ENXERGADO.

( ) ATIRAR EM UM PONTO MARCADO PARA SER ATINGIDO.
3 – O OFICIAL ERROU DE PROPÓSITO OS DOIS PRIMEIROS TIROS OU FALHOU MESMO NA PONTARIA?_______________________JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:___________________________________________________________
4 – O TEXTO ACIMA PODE SER CARACTERIZADO COMO:

( ) UMA FÁBULA.

( ) UMA SIMPLES DISCUSSÃO.

( ) UMA ANEDOTA(= PIADA). EMBORA UM POUCO LONGA.

( ) UM DIÁLOGO.
5 – O CARÁTER DE ANEDOTA DO TEXTO ESTÁ:

( ) NA HUMILHAÇÃO DOS DOIS SOLDADOS.

( ) NO FATO DE O OFICIAL QUERER ENSINAR AOS SOLDADOS, SEM SER PEDIDOS SUA COLABORAÇÃO.

( ) NO FATO DE O OFICIAL SE DIZER MUITO BOM MAS TER ERRADO E ARRANJADO UMA BOA DESCULPA: É ASSIM QUE VOCÊS ESTAVAM ATIANDO.
EXTRAPOLANDO O TEXTO

1 – EM “ NÃO CONSEGUIRAM ACERTAR O ALVO” ACERTAR O ALVO SIGNIFICA:

( ) ACERTAR NO BRANCO.

( ) ACERTAR NUM OBJETO BRANCO.

( ) ACERTAR NO PONTO MARCADO PARA SER ATINGIDO.
2 – NA FRASE “ VENDO QUE AS BALAS SE PERDIAM” AS PALAVRAS EM DESTAQUE SIGUINIFICA:

( ) AS BALAS, UMA VEZ ATIRADAS, NÃO MAIS ERAM ENCONTRADAS.

( ) AS BALAS NÃO ATINGIAM O ALVO.
3 – DORMIR NA PONTARIA SIGNIFICA, NO TEXTO, QUE É PRECISO:

( ) DORMIR ANTES DE ATIRAR.

( ) DESCANSAR ANTES DE ATIRAR.

( ) FAZER PONTARIA CERTEIRA ANTES DE ATIRAR.

( ) ESTAR CALMO ANTES DE ATIRAR.
4 – EM “ O OFICIAL NÃO SE DÁ POR ACHADO”. NÃO SE DÁ POR ACHADO SIGNIFICA:

( ) NÃO DÁ A ENTENDER QUE RECONHECE TER ERRADO.

( ) NÃO SE ENCONTRA BEM TREINADO.

( ) INFELIZMENTE NESSE DIA NÃO ESTAVA COM BOA PONTARIA.
5 – “ O INSTRUTOR OFICIOSO NÃO SE DESCONCERTAVA”. A PALAVRA OFICIOSO SIGNIFICA:

( ) QUE O INTRUTOR ERA UM OFICIAL, SUPERIOR AOS SOLDADOS.

( ) QUE O INSTRUTOR TINHA POR ENCARGO INSTRUIR SOBRE TIRO AO ALVO.

( ) QUE O INSTRUTOR ERA GRATUITO, ISTO É, NÃO ERA SUA OBRIGAÇÃO INSTRUIR; PELO CONTRÁRIO INTROMETEU-SE NO EXERCÍCIO.

ATIVIDADE 4° ANO





















EXTRAPOLANDO O TEXTO
1 – QUE TIPO DE TEXTO É ESTE? QUAL O SEU GÊNERO?

______________________________________

2 – QUAL O OBJETIVO DESSE TEXTO?

______________________________________
3 - A PESSOA QUE ESTÁ DESCREVENDO A IDA AO PARQUE SENTIA O QUÊ?

_______________________________________

_______________________________________
4 – PODEMOS DIZER QUE A PESSOA DO TEXTO FREQUENTAVA SEMPRE O PARQUE? POR QUÊ?

______________________________________
5 – NA FRASE “ ERA POR ACASO EMOCIONANTE MONTAR OS COLORIDOS CAVALOS DE PAU”? A PALAVRA EM DESTAQUE PODE SER SUBSTITUÍDA QUAL PALAVRA, SEM PERDER O SENTIDO ORIGINAL.

( ) IMPRESSIONANTE ( ) EXUBERANTE
DE OLHO NA ESCRITA

1 – COLOQUE ( O) SE A PALAVRA FOR OXÍTONA, (P) SE FOR PAROXÍTONA E (PR) SE FOR PROPAROXÍTONA:

( ) ESTÔMAGO ( )CARROSSEL ( ) AÇÚCAR

( ) HÁBITO ( ) PRESAS ( ) INTOLERÁVEL

( ) GASOSA ( ) CHORAR ( )ANTÁRTICA
2 – COMPLETE COM O COLETIVO ADEQUADO:

A) UMA PORÇÃO DE PÉS DE ALGODÃO É UM ------------------------------------

B) UM GRUPO DE BURROS É UMA ----------------------------------------------------

C) UMA PORÇÃO DE CARNEIRINHOS FORMA UM -------------------------------
3 – DESTAQUE DO TEXTO OS SUBSTANTIVOS:

PRÓPRIOS:___________________________________________________

COMPOSTOS:_________________________________________________
4 – COLOQUE AS PALAVRAS ABAIXO NO PLURAL:

CARROSSEL_______________________PROTEÇÃO______________________

INTOLERÁVEL_______________________AR__________________________

TRENZINHO__________________________AÇÚCAR_______________________

CÉU___________________ALGODÃO___________________________________
5 – CRIANÇA É UM SUBSTANTIVO:

( ) COMUM –DE – DOIS ( ) SOBRECOMUM ( ) EPICENO

ATIVIDADES 4° ANO






















COMPREENDENDO O TEXTO
1 – A IDEIA PRINCIPAL DO TEXTO É:

( ) JÚLIO CÉSAR BRINCA COM OS ÍNDIOS.

( ) JÚLIO CÉSAR É PERSEGUIDO PELOS ÍNDIOS.

( ) A GUERRA DOS ÍNDIOS.
2 – NUMERE OS FATOS, DE ACORDO COM A ORDEM DO TEXTO:

( ) O MENINO, APAVORADO, CORRIA DESESPERADAMENTE.

( ) ATIROU-SE AO CHÃO E COMEÇOU A GRITAR.

( ) UM BANDO DE ÍNDIOS ESTAVA ATRÁS DE JÚLIO CÉSAR.

( ) O GAROTO PROCURAVA ALGUMA COISA ONDE PUDESSE SE ESCONDER.

( ) DE REPENTE, ELE OUVIU O ZUMBIDO DE UMA FLECHA.

( ) SOLTOU UM FRACO GEMIDO E ACORDOU.
3 – DE ACORDO COM O TEXTO COMO ERA O LUGAR ONDE SE DEU O FATO?

______________________________________
4 – DE QUEM FOI A FALA “QUANDO TIVER PESADELO, VIRE O TRAVESSEIRO”.

_____________________________________
5 – COMO FICOU JÚLIO CÉSAR AO ACORDAR?

______________________________________



6 – LENDO O TEXTO É POSSÍVEL DIZER QUANTOS ÍNDIOS HAVIA? E ELES ESTAVAM ARMADOS?

____________________________________
7 – OBSERVE A FRASE “ OS ÍNDIOS ERAM MUITOS E VINHAM DEPRESSA”.AS PALAVRAS EM DESTAQUE PODEM SER SUBSTITUÍDAS POR QUAIS OUTRAS SEM PERDER O SENTIDO ORIGINAL?

___________________________________
8 – A ORAÇÃO “ REZE E PEÇA A DEUS QUE LHE DÊ BONS SONHOS” É:

( ) EXCLAMATIVA ( ) AFIRMATIVA ( ) IMPERATIVA