30 outubro, 2009

Vínculos, as equações da matemática da vida

Quando você forma um vínculo com
alguém, forma uma aliança. Não é à toa que o
uso de alianças é um dos símbolos mais
antigos e universais do casamento. O círculo
dá a noção de ligação, de fluxo, de
continuidade. Quando se forma um vínculo, a
energia flui. E o vínculo só se mantém vivo se
essa energia continuar fluindo. Essa é a ideia
de mutualidade, de troca.
Nessa caminhada da vida, ora andamos
de mãos dadas, em sintonia, deixando a
energia fluir, ora nos distanciamos. Desvios
sempre existem. Podemos nos perder em um
deles e nos reencontrar logo adiante. A busca

é permanente. O que não se pode é ficar
constantemente fora de sintonia.
Antigamente, dizia-se que as pessoas
procuravam se completar através do outro,
buscando sua metade no mundo. A equação
era: 1/2 + 1/2 = 1.
"Para eu ser feliz para sempre na vida,
tenho que ser a metade do outro." Naquela
loteria do casamento, tirar a sorte grande era
achar a sua cara-metade.
Com o passar do tempo, as pessoas foram
desenvolvendo um sentido de individualização
maior e a equação mudou. Ficou: 1 + 1 = 1.
"Eu tenho que ser eu, uma pessoa inteira,
com todas as minhas qualidades, meus
defeitos, minhas limitações. Vou formar uma
unidade com meu companheiro, que também
é um ser inteiro." Mas depois que esses dois
seres inteiros se encontravam, era comum
fundirem-se, ficarem grudados num
casamento fechado, tradicional. Anulavam-se
mutuamente.
Com a revolução sexual e os movimentos
de libertação feminina, o processo de
individuação que vinha acontecendo se
radicalizou. E a equação mudou de novo:
1 + 1 = 1 + 1.
Era o "cada um na sua". "Eu tenho que
resolver os meus problemas, cuidar da minha
própria vida. Você deve fazer o mesmo. Na
minha independência total e autossuficiência
absoluta, caso com você, que também é
assim." Em nome dessa independência, no
entanto, faltou sintonia, cumplicidade e
compromisso afetivo. É a segunda crise do
casamento que acompanhamos nas décadas
de 70 e 80.
Atualmente, após todas essas
experiências, eu sinto as pessoas procurando
outro tipo de equação: 1 + 1 = 3.
Para a aritmética ela pode não ter lógica,
mas faz sentido do ponto de vista emocional e
existencial. Existem você, eu e a nossa
relação. O vínculo entre nós é algo diferente
de uma simples somatória de nós dois. Nessa
proposta de casamento, o que é meu émeu,
o que é seu é seu e o que é nosso é nosso.
Talvez aí esteja a grande mágica que hoje
buscamos, a de preservar a individualidade
sem destruir o vínculo afetivo. Tenho que
preservar o meu eu, meu processo de
descoberta, realização e crescimento, sem
destruir a relação. Por outro lado, tenho que
preservar o vínculo sem destruir a
individualidade, sem me anular.
Acho que assim talvez possamos chegar
ao ano 2000 um pouco menos divididos entre
a sede de expressão individual e a fome de
amor e de partilhar a vida. Um pouco maisinteiros e felizes.
Para isso, temos que compartilhar com
nossos companheiros de uma verdadeira
intimidade. Ser íntimo é ser próximo, é estar
estreitamente ligado por laços de afeição e confiança.
(MATARAZZO, Maria Helena. Amar é preciso. 22.
ed. São Paulo: Editora Gente, 1992. p. 19-21)
O texto trata PRINCIPALMENTE
(A) da exatidão da matemática da vida.
(B) dos movimentos de libertação feminina.
(C) da loteria do sucesso no casamento.
(D) do casamento no passado e no presente.
No texto, no casamento, atualmente, defende-se a ideia de que
(A) a felicidade está na somatória do casal.
(B) a unidade é igual à soma das partes.
(C) o ideal é preservar o “eu” e o vínculoafetivo.
(D) o melhor é cada um cuidar de sua própria VIDA.


O drama das paixões platônicas na adolescência

Bruno foi aprovado por três dos sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela
precisa conquistá-lo de qualquer maneira. Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a
ganhar o gato do 3º ano do Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma
especialista na arte da azaração. A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia –
justo a maior “crânio” da escola. E agora, o que fazer? Camila entra em dieta espartana e segue
as leis da conquista elaboradas pela amiga.
REVISTA ESCOLA, março 2004, p. 63
Pode-se deduzir do texto que Bruno
(A) chama a atenção das meninas.
(B) é mestre na arte de conquistar.
(C) pode ser conquistado facilmente.
(D) tem muitos dotes intelectuais.
_____________________________________________________________________

PROVA BRASIL - 9° ANO

 TEXTO I

Prezado Senhor,
Somos alunos do Colégio Tomé de Souza e
temos interesse em assuntos relacionados a
aspectos históricos de nosso país,
principalmente os relacionados ao cotidiano de
nossa História, como era o dia a dia das 10
pessoas, como eram as escolas, a relação
entre pais e filhos etc. Vínhamos
acompanhando regularmente os suplementos
publicados por esse importante jornal. Mas
agora não encontramos mais os artigos tão
interessantes. Por isso, resolvemos escreverlhe
e solicitar mais matérias a respeito.
O tema de interesse dos alunos é
(A) cotidiano.
(B) escola.
(C) História do Brasil.
(D) relação entre pais e filhos.
TEXTO II
Há muitos séculos, o homem vem
construindo aparelhos para medir o tempo e não
lhe deixar perder a hora. Um dos mais antigos foi
inventado pelos chineses e consistia em uma
corda cheia de nós a intervalos regulares.
Colocava-se fogo ao artefato e a duração de
algum evento era medida pelo tempo que a
corda levava para queimar entre um nó e outro.
Não há registros, mas com certeza diziam-se
coisas como: “Muito bonito, não? Você está
atrasado há mais de três nós!”
Jornal O Estado de S. Paulo, 28/05/1992.
A finalidade do texto é
(A) argumentar.
(B) descrever.
(C) informar.
(D) narrar
Assaltos insólitos
Assalto não tem graça nenhuma, mas
alguns, contados depois, até que são
engraçados. É igual a certos incidentes de
viagem, que, quando acontecem, deixam a
gente aborrecidíssimo, mas depois, narrados
aos amigos num jantar, passam a ter sabor deanedota.
Uma vez me contaram de um cidadão que
foi assaltado em sua casa. Até aí, nada
demais. Tem gente que é assaltada na rua, no
ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e
hospitais, mas muitos o são na própria casa.
O que não diminui o desconforto da situação.
Pois lá estava o dito-cujo em sua casa,
mas vestido em roupa de trabalho, pois
resolvera dar uma pintura na garagem e na
cozinha. As crianças haviam saído com a
mulher para fazer compras e o marido se
entregava a essa terapêutica atividade,
quando, da garagem, vê adentrar pelo jardim
dois indivíduos suspeitos.
Mal teve tempo de tomar uma atitude e já
ouvia:
— É um assalto, fica quieto senão leva
chumbo.
Ele já se preparava para toda sorte de
tragédias quando um dos ladrões pergunta:
— Cadê o patrão?
Num rasgo de criatividade, respondeu:
— Saiu, foi com a família ao mercado, mas
já volta.
— Então vamos lá dentro, mostre tudo.
Fingindo-se, então, de empregado de si
mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua
cara, começou a dizer:
— Se quiserem levar, podem levar tudo,
estou me lixando, não gosto desse patrão.
Paga mal, é um pão-duro. Por que não levam
aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês
levava aquele som também. Na cozinha tem
uma batedeira ótima da patroa. Não querem
uns discos? Dinheiro não tem, pois ouvi
dizerem que botam tudo no banco, mas ali
dentro do armário tem uma porção de caixas
de bombons, que o patrão é tarado por bombom.
Os ladrões recolheram tudo o que o falso
empregado indicou e saíram apressados.
Daí a pouco chegavam a mulher e os filhos.
Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto
nervoso quanto aliviado do próprio assalto que
ajudara a fazer contra si mesmo.
SANTANNA, Affonso Romano. PORTA DE COLÉGIO E OUTRAS
CRÔNICAS. São Paulo: Ática 1995. (Coleção Para gostar de ler).
O dono da casa livra-se de toda sorte de tragédias, principalmente, porque
(A) aconselha a levar o som.
(B) conta os defeitos do patrão.
(C) mente para os assaltantes.
(D) mostra os objetos da casa.
No trecho “e o marido se entregava a essaterapêutica atividade.” (18-19), a expressão estacada substitui
(A) fazer compras.
(B) ir ao mercado.
(C) narrar anedotas.
(D) pintar a casa.
É exemplo de linguagem formal, no texto,
(A) “dito-cujo”. (14)
(B) “adentrar”. (20)
(C) “pão-duro”. ( 38)
(D) “botam”. ( 43)

PROVA BRASIL - 9° ANO

Minha Sombra
De manhã a minha sombra
com meu papagaio e o meu macaco

começam a me arremedar.
E quando eu saio
a minha sombra vai comigo
fazendo o que eu faço
seguindo os meus passos.
Depois é meio-dia.
E a minha sombra fica do tamaninho
de quando eu era menino.
Depois é tardinha.
E a minha sombra tão comprida
brinca de pernas de pau.
Minha sombra, eu só queria
ter o humor que você tem,
ter a sua meninice,
ser igualzinho a você.
E de noite quando escrevo,
fazer como você faz,
como eu fazia em criança:
Minha sombra
você põe a sua mão
por baixo da minha mão,
vai cobrindo o rascunho dos meus poemas
sem saber ler e escrever.
LIMA, Jorge de. Minha Sombra In: Obra Completa. 19. ed.
Rio de Janeiro: José Aguillar Ltda., 1958.
De acordo com o texto, a sombra imita o menino
(A) de manhã.
(B) ao meio-dia.
(C) à tardinha.
(D) à noite.

PROVA BRASIL - 9° ANO

Texto I
A criação segundo os índios Macuxis
No início era assim: água e céu.
Um dia, um Menino caiu na água. O sol
quente soltou a pele do Menino. A pele
escorregou e formou a terra. Então, a água
dividiu o lugar com a terra.
E o Menino recebeu uma nova pele cor de
fogo.
No dia seguinte, o Menino subiu numa
árvore. Provou de todos os frutos. E jogou todas
as sementes ao vento. Muitas sementes caíram
no chão. E viraram bichos. Muitas sementes
caíram na água. E viraram peixes. Muitas
sementes continuaram boiando no vento. E
viraram pássaros.
No outro dia, o Menino foi nadar.
Mergulhou fundo. E encontrou um peixe ferido. O
peixe explodiu. E da explosão surgiu uma
Menina.
O Menino deu a mão para a Menina. E
foram andando. E o Menino e a Menina foram
conhecer os quatro cantos da Terra.
Texto II
A criação segundo os negros Nagôs
Olorum. Só existia Olorum. No início, só
existia Olorum.
Tudo o mais surgiu depois.
Olorum é o Senhor de todos os seres.
Certa vez, conversando com Oxalá,
Olorum pediu:
– Vá preparar o mundo!
E ele foi. Mas Oxalá vivia sozinho e
resolveu casar com Odudua. Deste casamento,
nasceram Aganju, a Terra Firme, e Iemanjá,
Dona das Águas. De Iemanjá, muito tempo
depois, nasceram os Orixás.
Os Orixás são os protetores do mundo.
BORGES, G. et al. Criação. Belo Horizonte: Terra, 1999.
Comparando-se essas duas versões da criaçãodo mundo, constata-se que
(A) a diferença entre elas consiste na relaçãoentre o criador e a criação.
(B) a origem do princípio religioso da criaçãodo mundo é a mesma nas duas versões.
(C) as divindades, em cada uma delas, têm Diferentes graus de importância.
(D) as diferenças são apenas de nomes emdecorrência da diversidade das línguas
originárias

PROVA BRASIL - 9° ANO

Duas Almas
Ó tu, que vens de longe, ó tu, que vens
cansada,
entra, e sob este teto encontrarás carinho:
eu nunca fui amado, e vivo tão sozinho,
vives sozinha sempre, e nunca foste amada...
A neve anda a branquear, lividamente, a
estrada,
e a minha alcova tem a tepidez de um ninho.
Entra, ao menos até que as curvas do caminho
se banhem no esplendor nascente da alvorada.
E amanhã, quando a luz do sol dourar, radiosa,
essa estrada sem fim, deserta, imensa e nua,
podes partir de novo, ó nômade formosa!
Já não serei tão só, nem irás tão sozinha.
Há de ficar comigo uma saudade tua...
Hás de levar contigo uma saudade minha...
WAMOSY, Alceu. Livro dos sonetos. L&PM.
No verso “e a minha alcova tem a tepidez de umninho” (v. 6), a expressão sublinhada dá sentidode um lugar
(A) aconchegante.
(B) belo.
(C) brando.
(D) elegante.
_________________________________
O Encontro
Em redor, o vasto campo. Mergulhado em
névoa branda, o verde era pálido e opaco.
Contra o céu, erguiam-se os negros
penhascos tão retos que pareciam recortados
a faca. Espetado na ponta da pedra mais alta,
o sol espiava atrás de uma nuvem.
“Onde, meu Deus?! – perguntava a mim
mesma – Onde vi esta mesma paisagem,
numa tarde assim igual?”
Era a primeira vez que eu pisava naquele
lugar. Nas minhas andanças pelas
redondezas, jamais fora além do vale. Mas
nesse dia, sem nenhum cansaço, transpus a
colina e cheguei ao campo. Que calma! E que
desolação. Tudo aquilo – disso estava bem
certa – era completamente inédito pra mim.
Mas por que então o quadro se identificava,
em todas as minúcias, a uma imagem
semelhante lá nas profundezas da minha
memória? Voltei-me para o bosque que se
estendia à minha direita. Esse bosque eu
também já conhecera com sua folhagem cor
de brasa dentro de uma névoa dourada. “Já vi
tudo isto, já vi... Mas onde? E quando?”
Fui andando em direção aos penhascos.
Atravessei o campo. E cheguei à boca do
abismo cavado entre as pedras. Um vapor
denso subia como um hálito daquela garganta
de cujo fundo insondável vinha um
remotíssimo som de água corrente. Aquele
som eu também conhecia. Fechei os olhos.
“Mas se nunca estive aqui! Sonhei, foi isso?
Percorri em sonho estes lugares e agora os
encontro palpáveis, reais? Por uma dessas
extraordinárias coincidências teria eu
antecipado aquele passeio enquanto dormia?”
Sacudi a cabeça, não, a lembrança – tão
antiga quanto viva – escapava da
inconsciência de um simples sonho.[...]
TELLES, Lygia Fagundes. Oito contos de
amor. São Paulo: Ática.
Na frase “Já vi tudo isso, já vi... Mas onde?”( 23-24), o uso das reticências sugere
(A) impaciência.
(B) impossibilidade.
(C) incerteza.
(D) irritação.

Seja criativo: fuja das desculpasmanjadas


Entrevista com teens, pais e psicólogos
mostram que os adolescentes dizem sempre
a mesma coisa quando voltam tarde de uma
festa. Conheça seis desculpas entre as mais
usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais
não acreditam. Nós tivemos que ajudar uma senhora
que estava passando muito mal. Até o
socorro chegar... A gente não podia deixar a
pobre velhinha sozinha, não é?O pai do amigo que ia me trazer
bateu o carro. Mas não se preocupem,
ninguém se machucou! Cheguei um minuto depois do ônibus
ter partido. Aí tive de ficar horas esperando
uma carona... Você acredita que o meu relógio
parou e eu nem percebi?Mas vocês disseram que hoje eu
podia chegar tarde, não se lembram?Eu tentei avisar que ia me atrasar,
mas o telefone daqui só dava ocupado!

De acordo com o texto, os pais não acreditamem
(A) adolescentes.
(B) psicólogos.
(C) pesquisas.
(D) desculpas
O boto e a Baía da Guanabara
Piraiaguara sentiu um grande orgulho de
ser carioca. Se o Atobá Maroto tinha dado
nome para as ilhas, ele e todos os outros
botos eram muito mais importantes. Eles
eram o símbolo daquele lugar privilegiado: a
cidade do Rio de Janeiro. A “mui leal e heroica cidade de São
Sebastião do Rio de Janeiro”.
Piraiaguara fazia questão de lembrar do
título, e também de toda a história da cidade e
da Baía de Guanabara.
Os outros botos zombavam dele:
 Leal? Uma cidade que quase acabou
conosco, que poluiu a baía? Heroica? Uma
cidade que expulsou as baleias, destruiu os
mangues e quase não nos deixou sardinhas
para comer? Olha aí para o fundo e vê quanto
cano e lixo essa cidade jogou aqui dentro!
Acorda do encantamento, Piraiaguara!
O Rio de Janeiro e a Baía de
Guanabara foram bonitos sim, mas isso foi há
muito tempo. Não adianta ficar suspirando
pela beleza do Morro do Castelo, ou pelas
praias e pela mata que desapareceram. Olha
que, se continuar sonhando acordado, você
vai acabar sendo atropelado por um navio!
O medo e a tristeza passavam por ele
como um arrepio de dor. Talvez nenhum outro
boto sentisse tanto a violência da destruição
da Guanabara. Mas, certamente, ninguém
conseguia enxergar tão bem as belezas
daquele lugar.
Num instante, o arrepio passava, e a
alegria brotava de novo em seu coração.
HETZEL, B. Piraiaguara. São Paulo: Ática, 2000.
p. 16 –
Os outros botos zombavam de Piraiaguara,porque ele
(A) conhecia muito bem a história do Rio deJaneiro.
(B) enxergava apenas o lado bonito do Rio deJaneiro.
(C) julgava os botos mais importantes do queos outros animais.
(D) sentia tristeza pela destruição da Baía daGuanabara.
O fato que provoca a discussão entre aspersonagens é
(A) a escolha de nomes de botos para as ilhas.
(B) a história da cidade do Rio de Janeiro.
(C) o orgulho do boto pela cidade do Rio deJaneiro.
(D) os perigos do Rio de Janeiro para os
botos.
Em se continuar sonhando acordado, você vai acabar sendo atropelado por um navio!”(25-26), o termo sublinhado estabelece, nesse trecho, relação de
(A) causa.
(B) concessão.
(C) condição.
(D) tempo.
As Amazônias
Esse tapete de florestas com rios azuis
que os astronautas viram é a Amazônia. Ela
cobre mais da metade do território brasileiro.
Quem viaja pela região não cansa de admirar
as belezas da maior floresta tropical do
mundo. No início era assim: água e céu.
É mata que não tem mais fim. Mata
contínua, com árvores muito altas, cortada
pelo Amazonas, o maior rio do planeta. São
mais de mil rios desaguando no Amazonas. É
água que não acaba mais.
SALDANHA, P. As Amazônias. Rio de Janeiro:
Ediouro, 1995.
No texto, o uso da expressão “água que não
acaba mais” (��. 11) revela
(A) admiração pelo tamanho do rio.
(B) ambição pela riqueza da região.
(C) medo da violência das águas.
(D) surpresa pela localização do rio
O texto trata
(A) da importância econômica do rio
Amazonas.
(B) das características da região Amazônica.
(C) de um roteiro turístico da região do
Amazonas.
(D) do levantamento da vegetação amazônica.
A frase que contém uma opinião é
(A) “cobre mais da metade do território
brasileiro”. 
(B) “não cansa de admirar as belezas da maior
floresta”. 
(C) “...maior floresta tropical do mundo”. 
(D) “Mata contínua [...] cortada pelo
Amazonas”.

PROVA BRASIL - 9° ANO


O SAPO
Era uma vez um lindo príncipe por quem
todas as moças se apaixonavam. Por ele também
se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em
casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou
muito brava. “Se não vai casar comigo não vai se
casar com ninguém mais!” Olhou fundo nos olhos
dele e disse: “Você vai virar um sapo!” Ao ouvir
esta palavra o príncipe sentiu estremeção. Teve
medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra
feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.
(ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Ars Poética, 1994.)

No trecho “O príncipe NEM LIGOU e a bruxa
ficou muito brava.”, a expressão destacada
significa que
(A) não deu atenção ao pedido de casamento.
(B) não entendeu o pedido de casamento.
(C) não respondeu à bruxa.
(D) não acreditou na bruxa

29 outubro, 2009

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E DERIVAÇÃO DE PALAVRAS


1 - (UFPR) A formação do vocábulo sublinhado na expressão “o canto das sereias” é:
a)composição por justaposição b)derivação regressiva c)derivação prefixal d)derivação sufixal e)palavra primitiva

2 - Assinale a alternativa em que a palavra composta com radicais latinos significa “cultura de arroz”:
a)sericultura b)orizicultura c)triticultura d)cotonicultura e)cunicultura

3 - Assinale a alternativa em que a palavra formada com elementos gregos significa “ perturbação do sentido do tato”.
a)disafia b)disfasia c)disgensia d)disosmia e)disorexia

4 - (LONDRINA-PR) A palavra resgate é formada por derivação:
a) prefixal b) sufixal c) regressiva d) parassintética e) imprópria

5 - (SANTA CASA) Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética?
a) Lá vem ele, vitorioso do combate. b) Ora, vá plantar batatas! c) Começou o ataque.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal. e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.

6 - (FFCL SANTO ANDRÉ) As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por:
a) derivação d) composição c) hibridismo b) onomatopéia e) prefixação

7 - (BB) A palavra "aguardente" formou-se por:
a) hibridismo b) aglutinação c) justaposição d) parassíntese e) derivação regressiva

8 - (AMAN) Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
a) desagradável - complemente b) vaga-lume - pé-de-cabra
c) encruzilhada - estremeceu d) supersticiosa - valiosas e) desatarraxou – estremeceu

9 - (UNISINOS) O item em que a palavra não está corretamente classificada quanto ao seu processo de formação é:
a) ataque - derivação regressiva c) acorrentar - derivação parassintética
b) fornalha - derivação por sufixação d) antebraço - derivação prefixal e) casebre - derivação imprópria

10 - (FURG-RS) A alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de composição é:
a) passatempo - destemido - subnutrido c) leiteiro - histórico - desgraçado
b) pernilongo - pontiagudo - embora d) cabisbaixo - pernalta - vaivém
e) planalto - aguardente – passatempo

11 -(IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo processo:
a) ajoelhar / antebraço / assinatura b) atraso / embarque / pesca c) o jota / o sim / o tropeço
d) entrega / estupidez / sobreviver e) antepor / exportação / sanguessuga

12 - (VUNESP) Em "... gordos irlandeses de rosto vermelho..." e "... deixa entrever o princípio de uma tatuagem.", os termos em destaques são formados, respectivamente, a partir de processos de:
a) derivação prefixal e derivação sufixal
b) composição por aglutinação e derivação prefixal
c) derivação sufixal e composição por justaposição
d) derivação sufixal e derivação prefixal
e) derivação parassintética e derivação sufixa

ATIVIDADES DE CONCORDÂNCIA NOMINAL


EXERCÍCIOS
1) Assinale a alternativa em que ocorreu erro de concordância nominal.
a) livro e revista velhos
b) aliança e anel bonito
c) rio e floresta antiga
d) homem, mulher e criança distraídas

2) Assinale a frase que contraria a norma culta quanto à concordância nominal.
a) Falou bastantes verdades.
b) Já estou quites com o colégio.
c) Nós continuávamos alerta.
d) Haverá menos dificuldades na prova.

3) Há erro de concordância nominal na frase:
a) Nenhuns motivos me fariam ir.
b) Estavam bastante fracos.
c) - Muito obrigada, disse a mulher.
d) Foi um crime de lesa-cristianismo.

4) Está correta quanto à concordância nominal a frase:
a) Levou camisa, calça e bermuda velhos.
b) As crianças mesmo consertariam tudo.
c) Trabalhava esperançoso o rapaz e a moça.
d) Preocupadas, a mãe, a filha e o filho resolveram sair.

5) Cometeu-se erro no emprego de ANEXO em:
a) Anexas seguirão as fotocópias.
b) Em anexo estou mandando dois documentos.
c) Estão anexos a certidão e o requerimento.
d) Anexo seguiu uma foto.

6) Há erro de concordância nominal na seguinte frase:
a) Vós próprios podereis conferir.
b) Desenvolvia atividades o mais interessantes possíveis.
c) Anexo ao requerimento a documentação solicitada.
d) Ele já estava quite e tinha bastantes possibilidades de vitória.

7) Assinale o erro de concordância nominal.
a) Maçã é ótimo para isso.
b) É necessário atenção.
c) Não será permitida interferência de ninguém.
d) Música é sempre bom.

8) Assinale a frase imperfeita quanto à concordância nominal.
a) O artista andava por longes terras.
b) Realizava uma tarefa monstro.
c) Os garotos eram tal qual o avô.
d) Aquela é a todo-poderosa.

9) Em qual alternativa apenas a segunda palavra dos parênteses pode ser usada
na lacuna?
a) Estudei música e literatura............................ ( francesa / francesas )
b) Histórias quanto.............................. tristes.  ( possível / possíveis )
c) Nem um nem outro......................... fugiu.    ( animal / animais )
d) Só respondia com .......................palavras.   ( meio / meias ) 

10) Marque o erro de concordância.
a) Os alunos ficaram sós na sala.
b) Já era meio-dia e meio.
c) Os alunos ficaram só na sala.
d) Márcia está meio vermelha.

11) Aponte o erro de concordância.
a) Vi homem e mulher animados.
b) Era uma pseuda-esfera.
c) Encontramos rio e lagoa suja.
d) Regina ficou a sós.

12) Marque a frase com palavra mal flexionada.
a) Comprou camisas vermelho-sangue.
b) Assuntos nenhum lhe agravavam.
c) Não há quaisquer perspectivas.
d) Elas não se abrem por si sós.

13) (PROF.-MT) A frase em que a concordância nominal contraria a norma culta é:
a) O poeta considera ingrata a terra e o filho.
b) O poeta considera ingrato o filho e a terra.
c) O poeta considera ingratos a terra e o filho.
d) O poeta fala de um filho e uma terra ingratas.
e) O poeta fala de uma terra e um filho ingratos.

14) (T.A.CÍVEL-RJ) "tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português."
Das frases abaixo, a que contraria a norma culta quanto à concordância nominal é:
a) Tornou-se clara para o leitor minha posição sobre o assunto.
b) Deixei claros para o leitor meus pontos de vista sobre o assunto.
c) Ficou clara para o leitor minha posição e meus argumentos sobre o
assunto.
d) Ficaram claras para o leitor minha posição e argumentação sobre o
assunto.
e) Quero tornar claros para o leitor serem estes meus argumentos sobre o
assunto.

15) (TFC) Assinale a opção em que não há erro.
a) Seguem anexo os formulários pedidos.
b) Não vou comprar esta camisa. Ela está muito caro.
c) Estas questões são bastantes difíceis.
d) Eu lhes peço que as deixem sós.
e) Estando pronto os preparativos para o início da corrida, foi dada a
largada.


22 outubro, 2009

ATIVIDADES - TIPOS DE PREDICADOS - 8° ANO

1 - Utilize a legenda na 1a coluna para classificar os predicados das orações na 2a coluna e assinale a alternativa correta:
(1) Predicado Verbal
(2) Predicado Nominal
(3) Predicado Verbo-Nom. ( ) Os garotos chegaram da escola já cansados.
( ) Aline não comentou nada a respeito da conversa com Rodrigo.
( ) Gidaílson está muito apaixonado por Aline, filha de Rivail.
a) 3 – 1 – 2
b) 1 – 3 – 2
c) 3 – 2 – 1
d) 2 – 1 – 3
e) Nenhuma das respostas anteriores

2. Use a legenda na 1a coluna para classificar os predicados das orações na 2a coluna e assinale a correta alternativa:
(1) Predicado Verbal
(2) Predicado Nominal
(3) Predicado Verbo-Nominal ( ) Aline era uma boa aluna, assim como seus amigos
( ) Para pressionar D. Cláudia Rodrigo e Gidaílson fugiram de casa.
( ) Os garotos sempre chegavam famintos da escola.

a) 1 – 2 – 3
b) 3 – 1 – 2
c) 2 – 1 – 3
d) 2 – 3 – 1
e) Nenhuma das respostas anteriores

3. Preencha a coluna II de acordo com a classificação dos predicados das frases e indique a correta alternativa:

Coluna I Coluna II
(1) Predicado Verbal. ( ) Rodrigo brincava bastante com o Coiote.
(2) Predicado Nominal. ( ) Gidaílson partiu triste para Goiás.
(3) Predicado Verbo-Nominal. ( ) Cláudia retornou preocupada do trabalho.
( ) Rivail era um homem apaixonado.
( ) Gidaílson era um bom aluno.

a) 3 – 1 – 3 – 2 – 2
b) 1 – 3 – 3 – 2 – 2
c) 2 – 2 – 3 – 3 – 1
d) 1 – 3 – 2 – 3 – 2
e) 2 – 2 – 1 – 3 – 3
4. Observe o trecho retirado da música “Saber Amar” da banda Os Paralamas do Sucesso:
“Há quem não veja a onda onde ela está
E nada contra o rio
Todas as formas de se controlar alguém
Só trazem um amor vazio”.

• Marque o item que classifica o predicado destacado na letra da canção.

a) Predicado Nominal
b) Predicado Verbal
c) Predicado Verbo-Nominal
d) Predicativo do Sujeito
e) Verbo de Ligação

5. Leia a frase abaixo

“Mariana anda preocupada.”

• Marque o item que classifica o predicado destacado.

a) Predicado Verbal
b) Predicado Nominal
c) Predicado Verbo-Nominal
d) Predicativo do Objeto
e) Verbo de Ligação

Assunto: Emprego da Vírgula.

6. Justifique a vírgula na frase abaixo.

“Adriano, devolva já o brinquedo do Rodrigo!”

a) Para isolar o aposto.
b) Para separar a data do local.
c) Para intercalar orações.
d) Para separar sujeito e predicado.
e) Para isolar o vocativo
6. Observe a frase:
“Todos os dias, Cláudia chegava bastante cansada do trabalho”.
Qual a circunstância que o adjunto adverbial destacado acima indica?
a) Intensidade
b) Modo
c) Tempo
d) Instrumento
e) Lugar
7. Observe o fragmento inicial retirado do texto:
• Assinale a palavra que apresenta o mesmo significado do termo destacado acima:
a) desumanos.
b) desamparados.
c) destruídos.
d) desenvolvidos.
e) humilhados.

CONCORDÂNCIA NOMINAL - 8° ANO


01. Estudamos que cada concordância tem a sua justificativa específica. Sendo assim, observe a oração abaixo e depois marque a justificativa da concordância usada.
·     Gidaílson e Aline conversaram bastante.
a)    A palavra “bastante” ficará invariável quando for advérbio.
b)    A palavra “bastante” nunca ficará invariável.   
c)    A palavra “bastante” ficará variável quando for advérbio.
d)    A palavra “bastante” variará quando substituir “muito”.
e)    A palavra “bastante” é adjetivo.

2.  Estudamos que cad concordância tem a sua justificativa específica. Sendo assim, observe a oração abaixo e depois marque a justificativa da concordância usada.

·     Garotos ou garotas necessitados demoram a concluir os estudos.

a)    Substantivos de gêneros iguais, o adjetivo vai para o plural.
b)    O adjetivo só concordará com o mais próximo quando os substantivos forem de gêneros iguais.        
c)    O adjetivo ficará no masculino plural quando os substantivos forem de gêneros diferentes.
d)    A frase está gramaticalmente incorreta.
e)    O substantivo plural masculino deve reger o verbo.

3.  Leia a frase abaixo:

       “Rodrigo e Gidaílson sempre conquistaram bons estudos e formações durante a vida”.

Marque o item que justifica a concordância do adjetivo destacado.

a)    O adjetivo anteposto concorda com o substantivo mais próximo.
b)    Formações é um substantivo masculino, portanto o adjetivo concordará com ele.
c)    O adjetivo vai para o masculino, pois os substantivos com os quais concorda são do mesmo gênero.
d)    O substantivo estudos é feminino e evita a concordância nominal.
e)    O adjetivo bons é invariável.




CONCORDÂNCIA NOMINAL - 8° ANO


01. Estudamos que cada concordância tem a sua justificativa específica. Sendo assim, observe a oração abaixo e depois marque a justificativa da concordância usada.
·     Gidaílson e Aline conversaram bastante.
a)    A palavra “bastante” ficará invariável quando for advérbio.
b)    A palavra “bastante” nunca ficará invariável.   
c)    A palavra “bastante” ficará variável quando for advérbio.
d)    A palavra “bastante” variará quando substituir “muito”.
e)    A palavra “bastante” é adjetivo.

2.  Estudamos que cad concordância tem a sua justificativa específica. Sendo assim, observe a oração abaixo e depois marque a justificativa da concordância usada.

·     Garotos ou garotas necessitados demoram a concluir os estudos.

a)    Substantivos de gêneros iguais, o adjetivo vai para o plural.
b)    O adjetivo só concordará com o mais próximo quando os substantivos forem de gêneros iguais.        
c)    O adjetivo ficará no masculino plural quando os substantivos forem de gêneros diferentes.
d)    A frase está gramaticalmente incorreta.
e)    O substantivo plural masculino deve reger o verbo.

3.  Leia a frase abaixo:

       “Rodrigo e Gidaílson sempre conquistaram bons estudos e formações durante a vida”.

Marque o item que justifica a concordância do adjetivo destacado.

a)    O adjetivo anteposto concorda com o substantivo mais próximo.
b)    Formações é um substantivo masculino, portanto o adjetivo concordará com ele.
c)    O adjetivo vai para o masculino, pois os substantivos com os quais concorda são do mesmo gênero.
d)    O substantivo estudos é feminino e evita a concordância nominal.
e)    O adjetivo bons é invariável.




REGÊNCIA VERBAL - 8° ANO

01.Regência verbal é a relação estabelecida entre os verbos e seus complementos. Sabendo disso, associe os verbos da 1a coluna às suas respectivas regências na 2a coluna e assinale a correta alternativa:

(1) Chegar ( ) Verbo Transitivo Indireto exigindo a preposição com.
(2) Morar ( ) Verbo Intransitivo exigindo a preposição a.
(3) Simpatizar ( ) Verbo Transitivo Indireto exigindo a preposição a.
(4) Obedecer ( ) Verbo Intransitivo exigindo a preposição em.

a) 3 – 1 – 4 – 2
b) 1 – 3 – 4 – 2
c) 3 – 1 – 2 – 4
d) 2 – 4 – 1 – 3
e) 4 – 2 – 1 – 3

02. Observe o trecho abaixo:

“Rodrigo assistiu à palestra do amigo Gidaílson”.

Marque o item que apresenta a regência do verbo destacado na frase.

a) Verbo Transitivo Direto exigindo Objeto Direto.
b) Verbo Transitivo Indireto exigindo a preposição em.
c) Verbo Intransitivo exigindo a preposição com.
d) Verbo Transitivo Indireto exigindo a preposição a.
e) Verbo Transitivo Indireto sem preposição.
03. Observe o trecho:
“Será que fizera uma boa escolha vindo morar com o filho nessa casa...”.
Assinale o item que apresenta a regência do verbo destacado na frase acima.
a) Verbo Transitivo Direto exigindo Objeto Direto.
b) Verbo Transitivo Indireto exigindo a preposição a.
c) Verbo Intransitivo exigindo a preposição em.
d) Verbo Transitivo Direto e Indireto exigindo dois complementos e a preposição em.
e) Verbo Transitivo Indireto exigindo a preposição em.

04. O verbo assistir pode apresentar diversos significados, assim como diversas regências. Sabendo disso, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso em relação às afirmações sobre o verbo assistir e, logo após, assinale a alternativa condizente:
( ) Com o sentido de ajudar, o verbo assistir é Transitivo Direto.
( ) Assistir será Intransitivo quando tiver o sentido de ver.
( ) O verbo assistir pode assumir apenas três sentidos: ver, ajudar e morar.
( ) Quando tiver o sentido de morar, o verbo assistir será Intransitivo.
a) F – F – V – V
b) V – F – F – V
c) V – V – F – F
d) V – V – V – V
e) V – F – V – V

ATIVIDADES DE CONCORDÂNCIA


: ConC
1.  De acordo com o conteúdo estudado em sala de aula, flexione corretamente nas lacunas os adjetivos indicados entre parênteses, estabelecendo a concordância nominal corret e assinale a alternativa condizente:

a)    Todos acharam Cláudia bastante ____________________ . (preocupado)
b)    Gidaílson e Aline são bastante ____________________ . (unido)
c)    Aqui está o material da aula de ciências: os ratos e a caixa ________________ . (limpo)
a)    preocupada / unida / limpos
b)    preocupada / unidos / limpa
c)    preocupada / unidos / limpos–limpa
d)    preocupados / unidos / limpa
e)    preocupados / unida / limpos – limpa
       
2.  Leia a frase abaixo:

       “Rodrigo e Gidaílson sempre conquistaram bons estudos e formações durante a vida”.

Marque o item que justifica a concordância do adjetivo destacado.

a)    O adjetivo anteposto concorda com o substantivo mais próximo.
b)    Formações é um substantivo masculino, portanto o adjetivo concordará com ele.
c)    O adjetivo vai para o masculino, pois os substantivos com os quais concorda são do mesmo gênero.
d)    O substantivo estudos é feminino e evita a concordância nominal.
e)    O adjetivo bons é invariável.

3.  Complete as frases com o adjetivo entre parênteses obedecendo às regras de concordância nominal e marque a alternativa correta:

a)    Rivail achava a filha ____________. (lindo)
b)    Rodrigo também conquistou _________________ cargo e remuneração na vida profissional. (vantajoso)

a)    linda / vantajoso-vantajosos.
b)    linda / vantajosos.
c)    lindo / vantajoso.
d)    linda / vantajosa.
e)    linda / vantajoso.

4.  Identifique onde a sintaxe de concordância nominal foi respeitada, baseando-se na regra abaixo transcrita.

·     É obrigatória a concordância com o substantivo mais próximo, quando o sentido exige ou quando os substantivos são ou podem ser considerados sinônimos.

(SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática. Ed. Abril. São Paulo – SP. p. 336)

a)    Idéia e pensamento fixos.
b)    Relógio e mamão saborosos.
c)    Peguei uma uva e uma maçã saboríssimos.
d)    Está com a vida e tempo esquecido para sempre.
e)    A sociedade requer caráter e homens feliz.


ATIVIDADES DE CONCORDÂNCIA


: ConC
1.  De acordo com o conteúdo estudado em sala de aula, flexione corretamente nas lacunas os adjetivos indicados entre parênteses, estabelecendo a concordância nominal corret e assinale a alternativa condizente:

a)    Todos acharam Cláudia bastante ____________________ . (preocupado)
b)    Gidaílson e Aline são bastante ____________________ . (unido)
c)    Aqui está o material da aula de ciências: os ratos e a caixa ________________ . (limpo)
a)    preocupada / unida / limpos
b)    preocupada / unidos / limpa
c)    preocupada / unidos / limpos–limpa
d)    preocupados / unidos / limpa
e)    preocupados / unida / limpos – limpa
       
2.  Leia a frase abaixo:

       “Rodrigo e Gidaílson sempre conquistaram bons estudos e formações durante a vida”.

Marque o item que justifica a concordância do adjetivo destacado.

a)    O adjetivo anteposto concorda com o substantivo mais próximo.
b)    Formações é um substantivo masculino, portanto o adjetivo concordará com ele.
c)    O adjetivo vai para o masculino, pois os substantivos com os quais concorda são do mesmo gênero.
d)    O substantivo estudos é feminino e evita a concordância nominal.
e)    O adjetivo bons é invariável.

3.  Complete as frases com o adjetivo entre parênteses obedecendo às regras de concordância nominal e marque a alternativa correta:

a)    Rivail achava a filha ____________. (lindo)
b)    Rodrigo também conquistou _________________ cargo e remuneração na vida profissional. (vantajoso)

a)    linda / vantajoso-vantajosos.
b)    linda / vantajosos.
c)    lindo / vantajoso.
d)    linda / vantajosa.
e)    linda / vantajoso.

4.  Identifique onde a sintaxe de concordância nominal foi respeitada, baseando-se na regra abaixo transcrita.

·     É obrigatória a concordância com o substantivo mais próximo, quando o sentido exige ou quando os substantivos são ou podem ser considerados sinônimos.

(SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática. Ed. Abril. São Paulo – SP. p. 336)

a)    Idéia e pensamento fixos.
b)    Relógio e mamão saborosos.
c)    Peguei uma uva e uma maçã saboríssimos.
d)    Está com a vida e tempo esquecido para sempre.
e)    A sociedade requer caráter e homens feliz.


ATIVIDADES DE APOSTO, VOCATIVO E CONCORDÂNCIAS - 8° ANO

Uso da Vírgula.

1. Justifique o uso das vírgulas na frase abaixo:

“E aí, Rodrigo, quando é que o Gidaílson volta?”

a) Para separar o vocativo.
b) Para separar termos de mesma função sintática.
c) Para separar o aposto.
d) Para separar o adjunto adverbial anteposto ao verbo.
e) Para separar palavras e expressões explicativas.

2. Justifique o uso das vírgulas na frase abaixo:

“Eles foram embora, dona Cláudia, eles foram embora.”

a) Para separar termos de mesma função sintática.
b) Para separar o aposto.
c) Para separar o adjunto adverbial anteposto ao verbo.
d) Para separar palavras e expressões explicativas.
e) Para separar o vocativo.

Assunto: Concordância Nominal. (Questões 12 a 15)

3. De acordo com o conteúdo estudado em sala de aula, flexione corretamente nas lacunas os adjetivos indicados entre parênteses, estabelecendo a concordância nominal corret e assinale a alternativa condizente:

a) Todos acharam Cláudia bastante ____________________ . (preocupado)
b) Gidaílson e Aline são bastante ____________________ . (unido)
c) Aqui está o material da aula de ciências: os ratos e a caixa ________________ . (limpo)
a) preocupada / unida / limpos
b) preocupada / unidos / limpa
c) preocupada / unidos / limpos–limpa
d) preocupados / unidos / limpa
e) preocupados / unida / limpos – limpa

4. Leia a frase abaixo:

“Rodrigo e Gidaílson sempre conquistaram bons estudos e formações durante a vida”.

Marque o item que justifica a concordância do adjetivo destacado.

a) O adjetivo anteposto concorda com o substantivo mais próximo.
b) Formações é um substantivo masculino, portanto o adjetivo concordará com ele.
c) O adjetivo vai para o masculino, pois os substantivos com os quais concorda são do mesmo gênero.
d) O substantivo estudos é feminino e evita a concordância nominal.
e) O adjetivo bons é invariável.

5. Complete as frases com o adjetivo entre parênteses obedecendo às regras de concordância nominal e marque a alternativa correta:

a) Rivail achava a filha ____________. (lindo)
b) Rodrigo também conquistou _________________ cargo e remuneração na vida profissional. (vantajoso)

a) linda / vantajoso-vantajosos.
b) linda / vantajosos.
c) lindo / vantajoso.
d) linda / vantajosa.
e) linda / vantajoso.

6. Identifique onde a sintaxe de concordância nominal foi respeitada, baseando-se na regra abaixo transcrita.

• É obrigatória a concordância com o substantivo mais próximo, quando o sentido exige ou quando os substantivos são ou podem ser considerados sinônimos.

(SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática. Ed. Abril. São Paulo – SP. p. 336)

a) Idéia e pensamento fixos.
b) Relógio e mamão saborosos.
c) Peguei uma uva e uma maçã saboríssimos.
d) Está com a vida e tempo esquecido para sempre.
e) A sociedade requer caráter e homens feliz.

8° ano - atividades- compreensão, crase e regência verbal


01.  Interagindo com o Texto.
As Portas do Destino
Cláudia tinha muito receio de juntar as duas famílias, principalmente por causa de Aline. Aquela história de que a garota não sentia ciúmes em relação ao pai não a convencera muito. Já vira outros casos semelhantes, em que a convivência do casal se tornara insuportável  por causa da possessividade da filha, que achava que o pai era só dela.
Contudo o seu instinto a enganou. Aline aceitou integralmente, talvez porque fosse precoce e inteligente e quisesse ver o pai feliz. A coisa estourou mesmo foi onde jamais imaginara.
Quando reuniu a família para dizer que ela e Rivail pretendiam se casar, Rodrigo foi taxativo:
— Eu não preciso de outro pai; já tenho pai. Se você se casar com Rivail, vou morar com o Gabriel nos Estados Unidos.

(NICOLELIS. Giselda L. As Portas do Destino, São Paulo: Quinteto Editorial, 1997)

·     Relacione as características dos personagens do paradidático As Portas do Destino e assinale a alternativa correta:
Coluna I
(1) Arminda                  (5) Gabriel
(2) Cláudia                    (6)  Nivaldo
(3) Rodrigo                   (7) Rivail
(4) Gidaílson                 (8) Aline

Coluna II

(   ) Homem que abandonou Arminda grávida.
(   ) Garoto mimado e amigo fiel, filho de Cláudia.
(   )           Amiga leal e mãe dedicada, que veio trabalhar como empregada doméstica na casa de Cláudia.
(   )           Amigo de Rodrigo, garoto pobre que adorava ler.
(   )           Filha de Rivail.
(   )           Homem que se casou com Cláudia.
(   )           Médica competente e mãe carinhosa.
(   )           Pai de Rodrigo.

a)    6 – 3 – 1 – 4 – 8 – 7 – 2 – 5
b)    6 – 1 – 3 – 8 – 4 – 5 – 2 – 7
c)    7 – 6 – 5 – 8 – 4 – 3 – 1 – 2
d)    4 – 7 – 1 – 3 – 2 – 5 – 6 – 8
e)    5 – 4 – 3 – 2 – 1 – 8 – 7 – 6

  De acordo com a obra As Portas do Destino , enumere os fatos seguintes obedecendo à ordem em que aconteceram e assinale a alternativa condizente:

(   ) Gabriel, pai de Rodrigo, informa à Cláudia que está falido e que não vai mais poder dar a pensão para cobrir as despesas do filho.
(   ) Arminda vai para a fila de uma escola tentar garantir duas vagas para seu filho e para o filho de Cláudia, sua patroa.
(   ) Arminda vai para Goiás tentar a vida ao lado de Nivaldo, pai de Gidaílson, homem a quem nunca deixou de amar.
(   )           Rivail vai à casa de Cláudia e pede sua mão em casamento.
(   )           Rodrigo vai para os Estados Unidos morar com o pai e fazer a High School.
(   ) Rodrigo e Gidaílson fugiram de casa para se acalmarem e “dar um tempo” na rotina familiar.

a)    1 – 5 – 2 – 3 – 6 – 4
b)    1 – 4 – 5 – 3 – 6 – 2
c)    1 – 2 – 5 – 3 – 6 – 4
d)    2 – 1 – 5 – 3 – 6 – 4
e)    3 – 1 – 5 – 2 – 6 – 4


a)    Cláudia surpreendeu-se com a atitude de Aline.
b)    Rodrigo de certa forma decepcionou sua mãe.
c)    Cláudia não imaginava a atitude de Rodrigo.
d)    Cláudia não desistiu do casamento após ver a atitude de Rodrigo.
e)    O senso de Cláudia já a havia levado a supor que os acontecimentos decorreriam dessa forma.
Assunto: Vocabulário.

04. Observe o fragmento inicial retirado do texto:


               “Quando reuniu a família para dizer que ela e
                      Rivail pretendiam se casar, Rodrigo foi taxativo.”







       
       Assinale a palavra que apresenta o mesmo significado do termo destacado acima:

a)    agressivo                                                               
b)    estúpido                                                                
c)    destrutivo
d)    categórico
e)    chato

Assunto: Regência Verbal. (Questões 05 a 08)

05.  De acordo com o significado do verbo “assistir”, sua regência pode mudar. Sabendo disso, marque a alternativa que melhor exemplifica o uso correto desse verbo, estudado em sala de aula.

a)    Arminda assistia à Cláudia ao se arrumar para ir trabalhar.
b)    Assisti o médico atender bem seus clientes.
c)    Cláudia assistiu a todos os seus clientes.
d)    Gidaílson assistiria à apresentação de Rodrigo num outro congresso de Medicina nos Estados Unidos.
e)    Gidaílson gostava de assistir filmes no cinema.
06.  Sobre a regência verbal dos verbos “preferir”, “pagar” e “perdoar”, marque a alternativa correta:
a)    Gabriel não paga mais à pensão de Rodrigo.
b)    Cláudia perdoou às travessuras do filho.
c)    Prefiro morar no Brasil do que ir para a França com a minha mãe.
d)    Cláudia sempre pagou os seus credores.
e)    Gidaílson preferira voltar para a casa da Cláudia a morar com o pai e a mãe.

07. Marque a alternativa que melhor explica a regência do verbo destacado na oração:


           “Rivail simpatizou bastante com Cláudia.”

a)    Verbo intransitivo exigindo a preposição “com”.
b)    Verbo transitivo indireto exigindo a preposição “com”.
c)    Verbo transitivo direto exigindo a preposição “a”.
d)    Verbo transitivo direto e indireto exigindo a preposição “em”.
e)    Verbo transitivo direto exigindo a preposição “com”.

08.  Marque a alternativa correta quanto ao emprego dos verbos:

a)    Rodrigo e Gidaílson desobedeceram as ordens de suas mães.
b)    Arminda obedeceu o pedido de Cláudia.
c)    Gidaílson e Aline desde o princípio obedeciam as regras impostas por seus pais.
d)    Os filhos devem obedecer aos pais.
e)    Aline obedecera as ordens de seu pai.

Assunto: Transitividade Verbal.

09.  Relembrando a regência dos verbos estudados, marque a(s) opção(ões) correta(s) e assinale a alternativa condizente:

(   )           O verbo “ir” é intransitivo, exigindo a preposição “a”.
(   )           O verbo “ir” é transitivo direto, exigindo a preposição “para”.
(   )           O verbo “residir” é intransitivo, exigindo a preposição “em”.
(   )           O verbo “morar” é transitivo direto, exigindo a preposição “em”.
(   )           O verbo “chegar” é intransitivo, exigindo a preposição “a”.

a)    I, III e V, apenas.
b)    I, II e IV, apenas.
c)    I, II e V, apenas.
d)    III e V, apenas.
e)    todas são corretas.